por Diego Diehl

Acupuntura – Tratamento Efetivo e Seguro no Câncer

Apesar de a acupuntura estar difundida como uma técnica efetiva de tratamento, a grande maioria da população (inclusive os profissionais da saúde) não sabe ainda quais são as suas indicações.

A prática já é internacionalmente reconhecida pela sua eficácia no tratamento e manejo da dor, mas suas aplicações são muito mais amplas. O uso da acupuntura como terapia complementar nos pacientes que sofrem de câncer é mais um exemplo de sucesso clínico.

O câncer é uma das doenças com maior taxa de morbidade e mortalidade em todo o mundo e, o uso de terapias complementares (como a acupuntura) tem sido cada vez maior pela população na busca do alívio dos efeitos colaterais provenientes da doença e de seus tratamentos. Na Europa, por exemplo, 33% da população utiliza o tratamento com a acupuntura complementarmente ao tratamento convencional.

Após a análise de algumas revisões, meta-análises e pesquisas recentes, pode-se destacar entre os principais efeitos da acupuntura em pacientes realizando o tratamento do câncer:

* Imunomodulação (equilíbrio do sistema imune): células de defesa e outros componentes do sistema imune são fortalecidos, havendo um maior equilíbrio em suas funções;

* Controle da supressão da medula óssea: os pacientes que receberam acupuntura obtiveram significativa melhora na contagem de hemoglobina, plaquetas e células brancas;

* Náuseas e vômitos: a frequência e intensidade de náuseas e vômitos induzidos pela quimioterapia foram reduzidas nos pacientes que receberam acupuntura;

* Alívio da dor: a acupuntura é indicada em várias fases da doença, desde o diagnóstico - onde até 25% das pessoas já refere dor, até o tratamento e o pós-tratamento. Estima-se que 20% dos pacientes que finalizam o tratamento do câncer ainda sofrem de dor crônica, mesmo dois anos após o término do tratamento;

* Melhora da secura na boca (xerostomia), da constipação induzida por opióides (medicamentos para a dor) e de calorões;

* Melhora da qualidade de vida: no questionário EORTC-QLQ-C30, validado internacionalmente para analisar a qualidade de vida de pacientes em tratamento do câncer, os pacientes tratados complementarmente com acupuntura obtiveram os melhores escores, apresentado melhor estado emocional e de funcionalidade.

Dentre os principais mecanismos apresentados para a efetividade da acupuntura enquanto recurso terapêutico no manejo do câncer, destaca-se o equilíbrio do sistema nervoso, do sistema endócrino e do sistema imune. Os sistemas nervoso, endócrino e imune são intimamente relacionados e funcionam de forma orquestrada: o equilíbrio ou disfunção de um sistema afeta o funcionamento do outro. Ainda é preciso pesquisar os efeitos da acupuntura nos pacientes com câncer, mas os resultados até o momento são promissores.

Diego Diehl

+ artigos

Fisioterapeuta, especialista em Acupuntura e especializado em Quiropraxia. Membro da Associação Gaúcha dos Fisioterapeutas Acupunturistas (AGAFISA) e da International Association for the Study of Pain (IASP). Atualmente dedica seu estudo e prática clínica ao tratamento da dor.

site www.diegodiehl.com.br

twitter @Dr_DiegoDiehl

facebook /dr.diegodiehl

fone (51) 3013-1983

email diego@diegodiehl.com.br