por Erickson Rosa

Ansiedade exacerbada. Você a possui?

Em uma sociedade tão corrida e repleta de estímulos como a nossa, é natural sentirmos o estresse e a ansiedade tomarem conta de nossa vida. Possuímos diversas obrigações e passamos muito tempo conectados com informações que nos geram ansiedade. Os diversos compromissos podem nos ocasionar ansiedade, tais como as contas, os deveres com nossos parentes, nosso trabalho, etc. No entanto, apesar da ansiedade, ou seja, o medo de acontecimentos futuros, aparentemente ser algo nocivo ao nosso organismo, faz parte de nosso sistema de defesa e nos protege de possíveis situações de perigo.

Esse perigo pode ser real ou imaginário. Um exemplo do medo real pode ser, por exemplo, você indo para sua casa a noite e, de repente, ver que uma pessoa "suspeita" caminha em sua direção. Automaticamente, sua ansiedade irá disparar avisando você que a pessoa indo a sua direção pode significar algum perigo. Essa ansiedade não é ruim, pois está protegendo você, alertando-o que pode haver algum risco logo à frente.

O medo imaginário é quando não há razão de termos medo. Quando possuímos um medo ilógico frente aos acontecimentos futuros. Há uma crença firme que eventos catastróficos acontecerão. Um bom exemplo seria o encarregado de seu trabalho chamar você para uma reunião. Basta um evento desse tipo acontecer para que vários pensamentos desastrosos surjam na cabeça do ansioso. Ideias de demissão, de uma possível crítica, etc. A crença de que algo trágico vai ocorrer, faz com que a ansiedade seja disparada em nosso organismo.

Mas que risco isso traz para minha vida?

A ansiedade em si não é um problema. Todos nós a possuímos em um determinado grau. Entretanto, quando exacerbada, ocasiona muitos problemas para nosso organismo. Quando a ansiedade é disparada, nosso corpo se prepara para lutar ou fugir. Liberamos adrenalina e cortisol através da glândula adrenal. Essas substâncias possuem a finalidade de aumentar a contração muscular, aumentar a capacidade de respiração e diminuir a inflamação. Nosso corpo está preparado para suportar danos e fugir.

Porém, toda essa ativação faz com que o sistema nervoso parassimpático, responsável pelo relaxamento, seja "desligado" e todas as funções que ele é responsável cessem. Funções como a salivação, o sono, irrigação de sangue para as vísceras  intestinais, etc. A ansiedade, quando acionada de maneira contínua, faz com que essas funções sejam prejudicadas, fazendo com que o ansioso tenha maior probabilidade de ter problemas bucais e intestinais.

Além disso, as constantes crises de ansiedade geram na pessoa ansiosa diminuição da autoestima, por não conseguir entender o porquê disso acontecer. Os sintomas mais comuns da ansiedade são constantes dores de cabeça, medo constante de eventos futuros, falta de segurança em si, tremedeiras nas extremidades do corpo, aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, dificuldade de dormir, preocupação e dores estomacais. O cortisol em excesso também pode prejudicar nossas faculdades cognitivas, pois é extremamente nocivo para os neurônios.

Porém, podemos mudar esse quadro!

Os recursos para mudar esse cenário estão dentro de nós. Mesmo que você não acredite nisso nesse primeiro momento, saiba que é possível você viver uma vida mais tranquila, sem a necessidade de sentir o medo irracional do futuro. Podemos mudar esse quadro quando mudamos os pensamentos que originam esse padrão mental. Obviamente, em um texto de poucas linhas não conseguiria explicar e auxiliar você a mudar esse padrão mental de medo e insegurança. Por isso fiz algo especial. Escrevi um livro digital chamado Cure a Ansiedade Sem Remédios, onde ensino como eliminar esse mal de sua vida através de oito métodos altamente comprovados, e o disponibilizei gratuitamente aqui. Basta acessar e cadastrar para receber gratuitamente em seu e-mail. 

Acredite, é possível viver tranquilamente, sem a necessidade de sentir o medo. Aprenda a viver sem o medo do futuro.

Você é capaz de gerar sua própria felicidade.

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.