por Solange Gardesanni Luz

Antiestresse: o caminho preventivo

O stress é um mal atual e que deve ser combatido. Não podemos deixa-lo tomar conta de nossas vidas, mudando nosso humor, hábitos e atitudes. Veja abaixo algumas definições:

Stress: Tensão, estresse;

Tensão: Estado de tenso; rigidez em certas partes do organismo; grande concentração física ou mental;

   

É uma reação orgânica presente nos momentos de desafios e adaptações. Acontece apesar do homem ser extremamente adaptável aos desafios, porém quando chega a exaustão o organismo se manifesta.


Os estímulos de stress podem ser de agudo a crônico; interno ou externo; físico ou psicológico. Exemplos:

  • Físicos Internos: Inflamações e infecções;
  • Físicos Externos: Dor, frio, calor;
  • Psicológico Interno: Stress antecipador;
  • Psicológico Interno: Preocupação intensa com algo no futuro;
  • Psicológicos: Pressão social, trabalho sem prazer, relacionamentos, questões financeiras;

Como reconhecer os sintomas do estresse:

  • Musculatura do corpo está tensa;
  • Batimentos cardíacos e pressão sanguínea aumentam;
  • Respiração alterada (ofegante e curta);
  • Irritabilidade;
  • Cansaço;
  • Sono;
  • Inflamações;
  • Dores de cabeça;

Como usar o estresse para modificar padrões não saudáveis:

  • O seu corpo está lhe fornecendo uma oportunidade única. Ele solicita para você reavaliar hábitos e padrões não tão saudáveis.

Então vamos lá, responda:

  • Como anda a sua alimentação? Ela é saudável ou poderia melhorar?
  • Sua respiração anda ofegante e acelerada? Você é rígido? E tem dificuldade de relaxar?
  • Você fuma muito? Ou bebe muito café?
  • Você está praticando alguma atividade física, como exercícios, caminhada, etc?
  • Você reserva um tempo só para você?

Ações para liberar o estresse:

  • Uma alimentação mais saudável;
  • Horários compatíveis para seu descanso;
  • Respirar calmamente;
  • Abandonar hábitos ou pelo menos diminuir fumo e café;
  • Praticar alguma atividade física;
  • Seja flexível com você e com os outros;

Exercícios antiestresse:

  • Espreguiçar;
  • Respire: inspire (nariz) profundamente e expire (boca) lentamente (7 vezes);
  • Estique e solte a perna direita e mova a pé direito, para cima e para baixo, depois girando da esquerda para direita e da direita para a esquerda. Faça o mesmo com a perna esquerda (7 vezes);
  • Estique e solte o braço direito e mova a mão direita, para cima e para baixo, depois girando da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. Faça o mesmo com o braço esquerdo (7 vezes);
  • Amassar o pão: mão direita no ombro esquerdo, amassar (7 vezes). Faça o mesmo com a mão esquerda no ombro direito;
  • Feche os olhos por um minuto;
  • Pisque fortemente;
  • Gesto do sim e não, levante a cabeça no gesto de sim e em seguida num gesto de não (repetir 7 vezes);
  • Sorria: fique sério e sinta o rosto rígido em seguida solte a musculatura e sorria.


Observação: Deixe seu ambiente de trabalho, familiar e estudo o mais prazeroso possível.

Lembre-se: pensamentos e atitudes saudáveis e positivas atraem acontecimentos também saudáveis e positivos. Então, ame-se muito, afinal você é uma onda de repercussão e tem a obrigação de ser feliz. Usufrua a dádiva da vida cada vez mais e melhor!

Solange Gardesanni Luz

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Terapeuta, Bacharel em Publicidade e Propaganda e Pós-graduada em Marketing pela ESPM, pesquisadora e estudiosa desde 1985, atua em um trabalho multidisciplinar focando equilíbrio, autoconhecimento, qualidade de vida, motivação e resultados em atendimentos, cursos e consultorias.