por Dr. Hoffnung

Aprenda a cozinhar e seja mais feliz

Quantas pessoas no seu trabalho sabem cozinhar? Provavelmente não muitas. 

Cada vez mais estamos nos acostumando a ver jovens nos seus vinte e poucos anos assumindo cargos importantes nas empresas, acumulando pós-graduações, MBAs e muitos outros cursos. 

Não faltam profissionais qualificados para executar funções super específicas e complicadas no serviço, mas as pessoas estão cada vez mais incapazes de realizar as tarefas mais simples do dia a dia. Nos preocupamos tanto em aperfeiçoar nossas carreiras, que acabamos ignorando nossa vida pessoal e deixamos de lado algumas habilidades tão básicas quanto fazer um arroz com feijão.

Nos preocupamos tanto com metas, eficiência e produtividade que esquecemos que nem tudo deve ter uma utilidade prática e funcional. De fato, a comida congelada ou o restaurante por quilo ao lado do serviço são opções muito mais fáceis do que dedicar algumas horas em frente ao fogão, principalmente para quem nunca aprendeu a cozinhar, mas saber se virar na cozinha não serve somente para atender uma necessidade básica e imediata. 

Cozinhar é um momento de dedicar-se a si mesmo ou a sua família, é uma hora do dia para fazer algo para você. Nos esforçamos tanto para agradar o chefe, o cliente, a empresa, não medimos esforços para servir os outros, mas quando podemos cuidar de nós mesmo, preferimos evitar o trabalho.

Saber cozinhar faz de você uma pessoa melhor, é só lembrar da comidinha da vovó ou o bolo da mamãe para perceber que um bom prato, além dos ingredientes, leva também muito sentimento. E há algo de especial em preparar sua própria comida, você cria uma relação diferente com o mundo, passa a dar um valor diferente para o que come, o alimento deixa de ser mais um produto e passa a ser o resultado de seu empenho.

Aprender a cozinhar talvez não vai fazer com que você seja promovido, mas com certeza é uma habilidade que todo mundo deveria ter, é algo que faz com que você passe a ver as relações de forma muito mais humanas e pessoais, é uma maneira de se valorizar.

E hoje em dia, a internet está cheia de sites com várias dicas de cozinha, qualquer um pode aprender a cozinhar e ser uma pessoa melhor.

Dr. Hoffnung

+ artigos

Dr. Hoffnung é uma seção abrangente de boas ideias, dicas de comportamento, alimentação e viagens. Ou seja, tudo aquilo que faz muito bem para a saúde.