por Equipe Conversion

As alianças e seus significados pelo mundo

Quando duas almas se cruzam e sabem que foram destinadas uma para outra, o próximo passo é selar essa união. Desde um inocente namoro adolescente até as mais diversas cerimônias de matrimônio ao redor do mundo, celebradas com diferentes costumes, sempre existe um símbolo para representar essa união. Em grande parte das religiões e cerimônias, entre os mais conhecidos, significativos e emblemáticos símbolo de união entre o casal estão as alianças. E não é para menos.
 
A palavra “aliança” significa “pacto”, “união”, “acordo”. Entre os vários modelos de alianças que existem, é sempre representada pelo círculo, que não tem fim, já era utilizada por hindus e egípcios em 3.000 A.C. O hábito ocidental de utilizar as alianças como representação do matrimônio foi adotado pelos gregos, até que romanos cristãos as tornaram também obrigatórias.
 
Os gregos escolheram o dedo anular da mão esquerda para uso da aliança pois acreditavam que nele havia uma veia que seguia diretamente até o coração. Para os chineses, cada membro da família é representado por um dedo, sendo o anular o dedo do companheiro. Entre os judeus, as alianças podem ser usadas no dedo indicador.
 
Existem também outros meios de representar o matrimônio em outras culturas. Casais indianos, por exemplo, não trocam alianças. Os homens não utilizam nenhuma joia ou adorno que o identifiquem como um homem casado, e suas esposas podem utilizar o Mangalasutra, um colar preto ornamentado com ouro, o Sandoor, pó vermelho utilizado na linha central dos cabelos, bem próximo à testa, ou mesmo um anel no pé ou um brinco no nariz, comum em muitas regiões da Índia.
 
Nos casamentos ciganos, em vez da troca de alianças, os noivos trocam símbolos como uma taça, depois fazendo um pacto de sangue com um pequeno corte na mão esquerda, que em seguida são unidas por uma fita de seda.
 
Alianças até para solteiros
 
Há pouco tempo, a Suécia inovou ao inventar uma aliança para demonstrar que quem a usa está solteiro, ou casado consigo mesmo. A Singel Ringen nada mais é do que uma aliança de prata coberta com acrílico azul turquesa, e que virou sucesso na Finlândia e Japão para ostentar o solteirismo. Quem compra a aliança pode se cadastrar em um grupo virtual que organiza eventos e festas para solteiros no mundo todo.

 

Equipe Conversion

+ artigos

Conversion é uma empresa de SEO (search engine optimization) que produz conteúdo sobre diversos temas e conta com mais de 35 colaboradores.