por Suzy Reigado Ferreira

Beleza também cura – Parte 4

 Nomes Populares: Cavalinha, cavalinha dos campos, cauda de cavalo, cauda de raposa, equisseto, erva canuda, erva canudo, lixa vegetal, milho de cobra, rabo de cavalo.

Propriedades medicinais: A cavalinha é rica em ácidos sílicos, sais de potássio, flavonóides e saponina. Possui propriedade diurética, anti-inflamatória, cicatrizante, antiartrítica, abrasiva, adstringente, antidepressiva, remineralizante, tônica, revitalizante, antifúngica, digestiva, depurativa do sangue e antianêmica, desintoxicante, além da alta concentração de potássio e cálcio.

Indicações:

-afecções nos brônquios e pulmões;
-anemia;
-aftas;
-alergia;
-ansiedade;
-sagramentos no nariz;
-ossos: A planta de cavalinha tem uma alta porcentagem de minerais (alumínio, óxido de ferro, sílice, potássio e manganês), que ajudam a proteger o tecido conjuntivo (tecido que tem forte presença nos ossos). Por outro lado, este mesmo efeito provoca outro, também importante, reduzir a dor de ossos. O efeito anti-inflamatório das articulações tanto em doenças agudas como em doenças crônicas.

Da mesma forma, outros compostos como saponinas, flavonóides e alguns alcalóides naturais são os responsáveis da sua ação rápida destes benefícios sobre os ossos

(Osteoporose/artrite/tendinite/fraturas (remineralizante /anti-inflamatório).

Chá para inflamação nas articulações

Ingredientes

-12 folhas de sálvia
-6 ramos de alecrim
-6 folhas de cavalinha
-500 ml de água fervente

Modo de preparo

Juntar os ingredientes em uma panela e deixar repousar durante cerca de 10 minutos. Depois coar, e beber 2 xícaras por dia até que a inflamação das articulações diminua.

Estético

Emagrecimento

Por essa mesma razão pode ser útil para tratar doenças que precisem de um aumento na produção de urina, como cistite, infecções urinárias, pedras nos rins e problemas na próstata. Além disso, pode funcionar para problemas relacionados com a retenção de líquidos ou o ácido úrico, como a artrite, reumatismo e gota.

Receita

Ingredientes

-250ml de chá de cavalinha
-1 rodela de abacaxi
-Folhas de hortelã

Modo de Preparo

Bater no liquidificador o chá de cavalinha, o abacaxi e as folhas de hortelã. Servir gelado. Melhora as estrias, cicatrização, a flacidez da pele e músculos.
Cabelo: Melhora o crescimento, evita a queda de cabelo e fortalece as unhas. Clareia o cabelo.
Pele Oleosa: Além dos benefícios para a saúde e perda de peso, o chá de cavalinha ajuda a melhorar a beleza da pele. Por conta de sua ação adstringente, ele auxilia na redução da oleosidade da derme, combatendo e evitando o aparecimento de espinhas.
A erva também contribui para a elasticidade da pele, combatendo a flacidez da pele e músclos e ainda fortalece unhas e cabelo. Melhora as estrias e a cicatrização.

Receita

Ferva 500 ml de água. Desligue o fogo e adicione 2 colheres (sopa) de chá de cavalinha. Abafe por cerca de 5 minutos e coe. Beba todo o líquido ao longo do dia.

Vesícula e Rins:

-Indicada em caso de irritação das vias urinárias (rins e bexiga);
-Pedra na vesícula e rins;
-Limpa as impurezas do sangue e desintoxica o organismo.
Circulação

Tem um grande poder para evitar que se endureçam as paredes arteriais devido a acumulação de lipídios.

Modo de uso da cavalinha

Chá de cavalinha: Ferva durante 5 minutos 180 ml de água juntamente com 1 colher (de sopa) da erva. Em seguida desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos. Filtre e tome o chá ainda morno. Beber 3 vezes ao dia.

Uso externo: Fazer o chá, molhar uma gaze limpa neste chá e aplicá-la na região dolorida. Útil para dores abdominais, reumáticas e na cistite.

Contra-indicações:

O chá de cavalinha não deve ser consumido por quem tem pressão baixa ou mulheres grávidas. Antes de iniciar o uso, consulte um médico para receber orientações.

Confira também: Parte 1 • Parte 2 • Parte 3 • Parte 4 • Parte 5 • Parte 6

Suzy Reigado Ferreira

+ artigos

Terapeuta Naturista, numeróloga presta assessoria em mapas pessoais e empresariais. Psicoterapeuta com especializações em: Acupuntura, Florais, Massagens Terapêuticas, Estética, Cromoterapia e Reiki. Formação Acadêmica Licenciatura Plena Artes Plásticas (FAAP). Diretora de Arte, Ilustradora de livros didáticos e paradidáticos e Professora de Mandalas.