por Equipe Horóscopo Virtual

Benefícios dos temperos

Ervas, especiarias e temperos são, sem dúvida, verdadeiros aliados na hora da preparação de um prato bem saboroso. No entanto, os benefícios deles à nossa saúde são inúmeros e podem ser usados sempre que necessário.

Para te ajudar, elaboramos um pequeno guia listando os principais usos e benefícios dos temperos mais presentes na nossa culinária brasileira. Confira:

Erva-doce

Geralmente usada para fazer chás, a erva-doce também pode ser usada na culinária para dar um gostinho especial em bolos e broas, por exemplo. Melhora a digestão e demais problemas deste trato, como gases e prisão de ventre. Também é uma boa aliada para tratar problemas de mau hálito.

Tomilho

Com um gosto que remete a uma mistura de limão, lavanda e pimenta, o tomilho pode ser usado para temperar diversos tipos de pratos. É eficaz no combate a acne e no combate a fungos e bactérias diversas.

Coentro

Uma erva dotada de grande quantidade de sais minerais, é uma grande aliada ao combate a osteoporose. Também ajuda a proteger o sistema cardiovascular e no tratamento contra o diabetes.

Salsinha

Um dos temperos mais usados nos preparos dos pratos dos brasileiros, a salsinha dá um toque especial nas mais diversas preparações. No arroz, alguns ramos da salsinha dão um gosto sutil, mas bem característico. É fortalecedora do sistema imunológico e também tem propriedades anti-inflamatórias.

Alecrim

Mais um tempero bem utilizado, dá um sabor especial a carnes, mas também pode ser consumido através de infusões para chá. Auxilia na prevenção do câncer, melhora a memória e o humor e é um poderoso remédio contra a enxaqueca. Também pode ser usado como auxiliar em tratamentos anti-inflamatórios.

Sálvia

É uma planta que pode ser utilizada de diversas formas, tanto na culinária como apenas aromaticamente. Seu odor induz ao relaxamento. Já em sua forma de chá é um importante ativo para limpar o organismo de impurezas. Tem propriedades antioxidantes, antimicrobianas, ansiolíticas, calmantes e anti-inflamatórias. Também pode ajudar no processo de emagrecimento.

Orégano

O coringa dos temperos cai bem em qualquer preparação, principalmente naquelas em que os queijos se fazem presente. Ele ajuda na prevenção da gripe, na desintoxicação do corpo e no fortalecimento dos ossos por ser uma excelente fonte de manganês, cálcio, ferro e vitamina K. Para as mulheres, pode ser um bom aliado no alívio das dores da menstruação e até mesmo na regulação do ciclo, é só mascar folhas de orégano fresco ou fazer um chá.


Artigo escrito por Roberta Lopes da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.