por Yolanda Coppen

Como aproveitar o seu verão com cuidado

Verão chegou e todas as recomendações para proteger a pele também. É protetor solar aqui, ali... E o bronze tão esperado, onde fica? É possível proteger a pele e ter aquela cor tão desejada neste verão? Claro que sim e aqui vão algumas dicas.

O protetor solar, com certeza, deve ser utilizado. Cada um tem o seu fator de proteção específico de acordo com suas características de pele. Vale questionar um dermatologista, caso tenha dúvidas.

Tomou sol, protegeu-se direitinho e agora? Como manter a pele saudável e fora de riscos?

Muita água! Isso mesmo, água. A hidratação do corpo é primordial para garantir que a pele se mantenha bonita e assim, o seu bronzeado permanecerá por mais tempo.

Durante caminhadas, piscina ou banho de sol, sempre protegidos com o protetor solar, vale lembrar que é necessário ingerir água ou líquidos de sua preferência, para manter a hidratação do corpo durante esta exposição ao calor. O corpo elimina suor para equilibrar a temperatura do organismo e este líquido precisa ser reposto.

Além disto, hidratantes de pele após o sol são primordiais. Escolha um hidratante que se adeque a característica de sua pele, mantendo-a flexível, brilhante e saudável. Tenha apenas o cuidado de não deixar a área muito oleosa ou impregnada.

As roupas utilizadas também interferem, então, opte por um vestuário leve, confortável, com cores claras e tecido suave ao tato, como o algodão, por exemplo. Evite calças, blusas ou bermudas muito apertadas, justas ou de tecido grosso. A vestimenta causa atrito e esquenta, então é uma importante peça na manutenção da saúde da pele e na garantia do conforto. Prefira tecidos que permitam o transpirar da pele e também uma boa ventilação. Isto proporciona bem-estar e, além disto, se vier aliada ao colorido do verão, nos possibilitará beleza, satisfação e auto-estima.

Em algumas pessoas o calor e suor podem trazer alguns problemas de pele, como a brotoeja, por exemplo. Como fazer para aliviar este probleminha? Água, novamente. Lave o local com água fria, refrescando a área e retirando o suor excessivo e possível sujidade. Este cuidado favorecerá frescor na região da pele afetada e reduzirá as “bolinhas vermelhas”, que provocam prurido desagradável.

São pequenos e fáceis cuidados que garantirão um verão mais agradável e a saúde de sua pele.

Então, vamos aproveitar  o “verãozão”?  

 

Yolanda Coppen

+ artigos

Enfermeira, professora universitária. 25 anos de vivência na área de saúde e 14 anos na docência. Formanda pela UNIFESP, com especialização em Administração Hospitalar e Gestão de Efluentes Industriais e mestrado em Comunicação.