por Erickson Rosa

Como lidar com pensamentos distorcidos

Todos nós possuímos uma visão singular de ver o mundo e de interpretar as situações. Antigamente se acreditava que o ser humano absorvia muitos estímulos do ambiente, só que seu cérebro processava somente aquilo que lhe era pertinente. Porém, hoje se sabe que possuímos uma atenção seletiva, ou seja, captamos somente aquilo que focamos e damos muito processamento para isso. Isso significa que observamos o mundo através de nossas crenças.

Se uma pessoa é muito negativa terá uma visão negativa e se focará nas coisas negativas da vida. Um exemplo seria a pessoa olhar a chuva. Ela pode ver isso como algo bom ou simplesmente acreditar que a chuva é sempre um problema em sua vida. É como se você tivesse algum tipo de óculos que distorce a realidade, sendo algumas vezes positiva e outras negativa. Os óculos modificam a realidade, assim como o pensamento que interpreta o acontecimento. Essa interpretação pode ser distorcida e nem sempre condizente com a realidade.

Podemos também ter pensamentos disfuncionais e distorcidos quanto a nós mesmos. Uma pessoa que acredita ser incapaz ou inadequada, possuindo baixa autoestima. A falta de uma autoestima elevada gera desarmonias e muitos problemas na vida como um todo, porque se uma pessoa não se ama será crítica e dura consigo.

Mas como combater esses pensamentos negativos e distorcidos da realidade? Podemos ter 3 ações que nos ajudam a lidar com esses pensamentos.

1ª Identifique os pensamentos distorcidos 

Sempre que tiver um pensamento derrotista, como: acreditar ser incapaz, achar que nada dará certo, que tudo está perdido, que as coisas são assim mesmo, etc. Anote esses pensamentos. Comece a verificar se em outras situações você já teve esse mesmo pensamento. Observe se essa situação já se repetiu em outras ocasiões. Isso é um sinal que esse é um padrão negativo que sabota sua vida.

2ª Verifique a veracidade do pensamento

Questione se esse pensamento realmente tem fundamento. Será que realmente tudo está perdido? O que confirma isso e o que não confirma? Por que estou achando que isso não dará certo? Depois de se questionar, busque evidências na realidade se esse fato se confirma. Por exemplo, se acredita que é incapaz, tente ver todas as coisas positivas e conquistas que tem. Se sentir dificuldade nesse exercício (porque muitas vezes a nossa mente está acostuma a se fixar no negativo), procure um amigo ou uma pessoa próxima que lhe diga coisas positivas para olhar.

3ª Busque ajuda

Nossa mente pode estar tão acostumada a se fixar em problemas ou ter crenças negativas fortes, que os pensamentos distorcidos surgem em diversas situações e podemos ter dificuldades em lidar com eles. Isso porque estão automatizados e não nos damos conta. Processamos os pensamentos e acreditamos que eles são reais. Podemos ir a um psicólogo ou terapeuta que nos auxiliará com essas questões e ajudará você a lidar com pensamentos que distorcem a realidade.

Se gostou deste artigo, deixe seu comentário abaixo e escreva para mim com sua dúvida. Será um prazer ajudar você! Um grande abraço. 

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.