por Equipe Horóscopo Virtual

Como lidar com uma amizade competitiva

Relacionamentos de qualquer natureza são complicados. Seja com sua família, seu namorado, ou melhor amiga, é preciso saber lidar com o outro para conseguir se relacionar de maneira saudável e de forma que só traga coisas boas para os envolvidos, e não coisas ruins. Mas, algumas vezes isso não é possível. Quando uma amizade se torna muito competitiva, por exemplo, quem você tanto gosta e admira passa a te machucar e te magoar. E aí, o que você faz em uma situação dessas? Como deve-se agir diante de uma amizade que se torna uma verdadeira competição? Separamos alguns conselhos que podem te ajudar, caso você esteja passando por isso.

Seja firme

Quando você sentir que algum amigo seu está incitando-o a alguma atividade competitiva ou, pior, está tentando passar por cima de você ou mostrar como ele é melhor que você em determinada atividade, posicione-se. Diga que não gosta desse tipo de atitude. Caso ele insista no comportamento competitivo, ele pode te magoar, te ofender e ferir seus sentimentos seriamente, por isso, talvez, seja melhor ou evitar situações que você sabe que o incite a ter estes comportamentos, ou evitar seu amigo.

Entre no jogo

Se você também tem espírito competitivo e aceita as situações de competição propostas nessa amizade, entre no jogo. Isso significa que, não importa o que aconteça, tudo ficará bem entre vocês. Caso você seja vitorioso, não esfregue isso no rosto do seu amigo; lembre-se que ferir os sentimentos de alguém não é, e nunca vai ser, legal ou sequer necessário. Ele sabe tanto quanto você que ele perdeu. E, caso você perca, cumprimente seu amigo pela conquista e logo depois, você tem duas opções: ou reflete sobre o que aconteceu para perceber onde foi seu erro para tentar mudar, ou deixe para lá. O importante é não ficar irritado ou triste com o que aconteceu, de forma que não afete sua amizade.

Seja sincero

Muitas vezes, após conquistarmos algo que queremos, acabamos, sem perceber, magoando as outras pessoas que queriam conquistar o mesmo que a gente. Isso pode acontecer numa amizade. Caso você e seu amigo estejam em uma competição por algo, desafiando um ao outro para alcançar um objetivo, e você alcança e ele não, suas atitudes posteriores podem magoá-lo - a forma como você comemora, se você tirar sarro dele e as coisas que você fala, por exemplo, podem ser vistas como atitudes rudes e desnecessárias. Seja sincero com seu amigo. Explique que, quando você faz isso, a intenção não é magoá-lo ou ferir os sentimentos dele. Você está apenas expressando sua alegria e, sem perceber, pode acabar extrapolando.

Seja direto

Não adianta você tentar conversar com seu amigo sobre o que está te incomodando usando meias palavras. É importante ser educado, mas, ao mesmo tempo, claro e direto, para que não haja nenhuma falha de comunicação entre vocês. Tentar falar indiretamente ou falar de uma forma subliminar talvez resolvam, caso seu amigo perceba e entenda a mensagem, mas e se ele não perceber? Por isso, é muito mais fácil ser objetivo em seu recado.

Perdoe e seja perdoado

Mesmo que não seja a sua intenção, pode acontecer de você extrapolar nas comemorações e brincadeiras e isso pode acabar magoando seu amigo. Quando isso acontecer, e você conseguir perceber ou seu amigo te diga de fato que está magoado, não tenha vergonha em se desculpar. Diga a ele que foi completamente sem querer e que você se esforçará ao máximo para que não aconteça de novo, e que é importante para você que não fique qualquer tipo de atrito na amizade por conta disso. Do contrário, quando você se sentir magoado, converse com seu amigo e escute o que ele tem a dizer. Entenda o lado dele também, afinal todos erramos, e perdoe, da mesma forma que você precisará ser perdoado vez ou outra.

Reflita e reconheça

A concorrência e a competitividade são aspectos que devem existir em nossa vida, enquanto nos fizerem bem e nos estimularem a progredir, evoluir e melhorar. Caso já tenha extrapolado estes limites e estejam virando características insustentáveis, vale refletir um pouco e perceber que chegou a hora de mudar! Lembre-se que não é vergonha nenhuma reconhecer um erro; ruim mesmo é continuar errando, mesmo quando já percebemos o erro. Lembre-se que uma das melhores coisas da vida é ter a consciência tranquila!


Artigo escrito por Giovanna Frugis da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.