por Erickson Rosa

Como reprogramar sua mente para agir

Você é uma pessoa que procrastina e deixa as coisas para depois? Bem, tenho uma novidade para você, saiba que a CULPA NÃO É SUA!

Exatamente, você não tem culpa se vive adiando as situações, seja por qual razão for. Deixe-me explicar melhor. A procrastinação é uma forma de se autossabotar e uma maneira inconsciente de agir. Isso significa que esse comportamento ocorre sem que você tenha controle sobre ele.

Como isso acontece

Nós somos seres de hábitos e nosso cérebro, para poupar energia, acaba automatizando vários processos. Um exemplo é dirigir. No início, dirigir não é algo automático e nem fácil. Trocar a marcha, apertar a embreagem e cuidar o trânsito, enquanto uma pessoa ao seu lado conversa com você. Como fazer tantas tarefas ao mesmo tempo?

Seu cérebro, para dar conta de inúmeras tarefas, realiza a automatização e esses processos ficam em nível subconsciente. Ou seja, está tão automático que você nem percebe. Assim, pode-se dirigir e pensar sobre coisas no trabalho e até mesmo se distrair e acabar pegando o caminho para o emprego durante o fim de semana.

O que a maioria não sabe...

Talvez você já saiba disso, mas o que a maioria não sabe é que também automatizamos nossas emoções. Sim, podemos automatizar respostas emocionais para situações que geram estresse. Por exemplo, uma pessoa que foi muito exigida em sua infância pode desenvolver uma exigência interna enorme, como uma forma de automatização desse padrão. Assim, ela sempre acaba adiando as situações e os trabalhos por acreditar que ainda não está bom o bastante.

Outra forma de gerar essa autossabotagem é não conseguir organizar o seu tempo. A pessoa que não consegue fazer isso está também com a mente desorganizada. É preciso primeiro organizar sua mente, definir suas prioridades, para depois administrar o seu tempo.

Esses comportamentos automatizados são estratégias que sua mente elabora para resolver as situações. O que ocorre é que, muitas vezes, essas táticas não são as melhores para todo tipo de situação. É preciso que você verifique e conheça suas estratégias para ver se são adequadas às situações que você vivencia e que precisa.

Como parar a procrastinação

Adiar as coisas é, com certeza, uma estratégia que você usa para obter algum ganho em determinado campo de sua vida. É uma autossabotagem que acontece sem que você tenha um real controle, pois está automatizada em sua vida.

O primeiro passo para sair dessa autossabotagem é “desautomatizar” esse processo. Você precisa levar à consciência o porquê procrastina. Busque saber os motivos que estão te levando a enrolar as tarefas que precisam ser feitas.

Se quiser mais técnicas para eliminar a autossabotagem pode ir no meu canal no Youtube, onde ensino gratuitamente vários métodos para que descubra quais são as armadilhas que estão hoje sabotando sua vida.

Preparo sempre programas especiais e palestras ao vivo onde ensino as técnicas da psicologia cognitiva comportamental, para ajudar você a reprogramar sua mente e sair da procrastinação de uma vez por todas. Um grande abraço e até o próximo texto.

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.