por Erickson Rosa

Como sua expectativa pode ajudar ou arruinar você

Você sabia que a expectativa pode ser uma grande inimiga? Porém, conhecendo melhor esse sistema de seu cérebro (sim, a expectativa é algo natural do ser humano), você pode até mesmo reduzir sua ansiedade e problemas que hoje acredita não ter solução.

Se achou interessante isso que falei, continue lendo o texto e aprenda como não cair na armadilha da expectativa.

Antes, vamos definir bem o que ela significa. De acordo com o dicionário, expectativa é “situação de quem espera a ocorrência de algo ou sua probabilidade de ocorrência em determinado momento”.

Todos nós temos expectativa sobre algo na vida, e até mesmo como será nossa vida dentro de alguns anos. Ela é gerada dentro de nossa percepção daquilo que nos trará benefícios. A pessoa possui uma visão de que algo irá ser melhor. Outras vezes, a expectativa pode ser negativa. O sujeito espera que algo ruim ocorra ou então que possa ocorrer.

Entretanto, o que quase ninguém sabe é que nossa expectativa costuma ser sempre maior que a realidade. Exatamente isso. Se uma pessoa sonha com uma casa nova, ela sempre achará que ficará mais feliz do que na realidade. Isso ocorre porque é um gatilho que nos motiva a agir. Temos essa impressão e nos movimentamos para nossos objetivos.

A explicação para isso é que se tivéssemos a expectativa real da situação talvez não nos motivássemos tanto. O nosso organismo faz parecer que vamos ficar mais felizes com o alcance de determinado objetivo, ou que aquela determinada situação pode nos fazer sofrer para que façamos alguma ação.

Por exemplo: imagine uma moça que vai realizar uma palestra. Ela acredita que será algo muito difícil. Sua expectativa amplia a noção de perigo e ela se sente mais ansiosa. Nesse caso, a expectativa dela sobre a crítica dos outros e a dificuldade de executar a palestra são muito maiores do que na realidade. Isso significa que todas as situações que você tem medo em sua vida e que acredita que podem trazer algum mal para você estão sendo potencializadas pelo mecanismo da expectativa.

Dessa forma, saiba que se tem alguma situação que faz você ter medo, seu medo é muito maior do que o provável risco que essa situação traz. Uma forma de burlar esse sistema é se perguntar qual a pior coisa que poderia ocorrer. No exemplo acima, poderia ser que ela realmente executasse uma palestra ruim e as pessoas não gostassem. Mas a vida continuaria e ela poderia identificar seus erros nessa apresentação e como fazer para melhorar para a próxima.

Assim, você diminui o medo e aumenta sua ação perante as situações. Dessa forma, saiba que o medo imaginário sempre é maior que o medo de situações reais, exatamente porque em nossa mente tudo pode acontecer, até mesmo as coisas mais improváveis.

Se gostou dessa dica, deixe seu curtir e comente abaixo. Vou adorar saber o que está achando de meus textos. Desta forma, saberei se estou no caminho certo para ajudar você.

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.