por Equipe Horóscopo Virtual

Constelação do Dragão

A constelação do Dragão também é conhecida como Draco. Ela pode ser vista no hemisfério norte, em especial durante o verão. É a oitava maior constelação entre as 88 modernas e foi catalogada pela primeira vez pelo astrônomo grego Ptolomeu, no século II. Como 4 de suas principais estrelas são brilhantes, ela é fácil de localizar, ficando próxima à constelação da Ursa Menor. A constelação é formada por um quadrilátero e uma longa linha - a cabeça e o corpo do dragão respectivamente.

Diferentes lendas relacionam-se a essa constelação, baseadas em figuras de dragão presentes na mitologia grega. A principal delas é Ladon, um dragão de cem cabeças, filho dos monstros Tifão e Equidna. Este dragão era o responsável por guardar as maçãs de ouro no Jardim das Hespérides. A árvore das maçãs fora dada a Hera como presente de casamento e, para protegê-la, a deusa encarregou as Hespérides, filhas do titã Atlas, além de Ladon, que nunca dormia.  

Uma das missões entre os 12 trabalhos de Hércules era a de que o herói roubasse as maçãs. Com flechas envenenadas, Hércules foi capaz de matar o dragão e roubar as maçãs. Por proteger a árvore com bravura enquanto pode, Ladon foi agraciado por Hera, tendo sua imagem colocada entre as constelações. A constelação de Hércules também fica próxima à do Dragão.

Em outro mito, Draco é um dragão pertencente aos gigantes, filhos de Gaia, que entraram em guerra com os deuses do Olimpo. Derrotado pela deusa romana Minerva, Draco foi atirado às estrelas. Na lenda de Jasão, a constelação representaria o Dragão da Cólquida, uma criatura derrotada pelo herói em sua saga para conseguir o Velo de Ouro.

Em outras culturas, essa constelação é conhecida, mas sua imagem não é associada ao dragão. Na mitologia hindu, o dragão é substituído pelo Caimão, uma espécie de ave. Na civilização Persa, a imagem era a de um homem devorando uma serpente. E a astronomia da tradição nomádica árabe chama Draco de Mães Camelos. Para eles, a constelação é formada por quatro camelos fêmeas protegendo um filhote contra duas hienas. Diferentes estrelas formariam os personagens desta cena.


Artigo escrito por Ana Beatriz Monteiro da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.