por Alex Nielsen

Constelação Familiar Sistêmica – Entenda o que é e como funciona!

Olá, amigos!

Muito se escuta e se fala em Constelação Familiar Sistêmica, mas de fato o que é?

Bom, as Constelações como são comumente chamadas, fazem parte de um método psicoterapêutico, desenvolvido pelo alemão Bert Hellinger.

Neste método, considerado pela psicologia como uma terapia breve, pois você não precisa de várias “sessões” para resolver a mesma questão, são recriadas “esculturas vivas”, através de representantes (pessoas) ou através de imagens ou peças (bonecos, pedras...), no qual é reconstruída a árvore genealógica do cliente, possibilitando localizar e entender onde está a raiz de determinada situação, que pode ser desde doenças, problemas financeiros e até questões relacionadas à vida amorosa e profissional, possibilitando encontrar a solução adequada para aquela questão.

Muitas das dificuldades pessoais que temos, são resultados de “confusões” no sistema familiar. Estas confusões ou desequilíbrios ocorrem quando um membro de nosso sistema familiar “fere” uma das três leis descobertas por Hellinger (Lei da Ordem, Lei da Hierarquia e lei do Pertencimento), onde acabamos incorporando em nossas vidas o destino deste membro, que pode ainda estar vivo ou ter vivido no passado de nossa família.

Quando existe este desequilíbrio, nós, de forma inconsciente e obviamente, sem querer, acabamos por repetir os mesmos padrões e tomando seu destino.

Estes membros, quando vistos através das Constelações Sistêmicas, percebem que foram excluídos, esquecidos ou não reconhecidos no lugar que pertencia a eles.

Esta abordagem nos permite olhar para o nosso sistema familiar e colocar cada membro em seu devido lugar, permitindo que a vida tome seu fluxo novamente de forma amorosa e equilibrada.

A constelação nos ensina que quando estamos em equilíbrio com o nosso sistema familiar, estamos em harmonia com a vida, independentemente de seu aspecto, possibilitando que tudo flua de forma natural e seguindo o seu destino.

Alex Nielsen

+ artigos

Tarólogo, sensitivo, terapeuta sistêmico e holístico, Mestre Reiki, escritor e palestrante motivacional, há mais de 13 anos. Ministra cursos e workshops nas mesmas áreas de atuação. Em seus trabalhos terapêuticos, utiliza a constelação sistêmica e o Tarot como ferramenta de apoio. Já atuou em vários meios de comunicação, e atualmente escreve para diversos portais com uma abordagem terapêutica.