por Valquiria Rita Geraldini

Controlando a ansiedade com os Florais de Bach

A ansiedade é, nos tempos atuais, um dos principais motivos que fazem as pessoas procurarem a terapia. Mudanças rápidas e um excesso de atividades, em geral, acompanhadas por pressa e por um alto nível de cobrança colaboram para o surgimento da ansiedade. 

Tratar a ansiedade é fundamental, pois se ela se tornar crônica pode gerar ataques de pânico, estresse, transtorno obsessivo compulsivo, falta de ar, dores no corpo, sensação de vazio no estômago, aumento da transpiração, coração batendo descompassado acarretando insegurança, baixa autoestima, depressão e sensação de fracasso.

A Terapia Floral é considerada um recurso muito utilizado no tratamento da ansiedade. Existem diversas essências florais que podem contribuir no controle da ansiedade. É importante identificar com exatidão a causa do distúrbio para realizarmos de forma correta a escolha dos florais que devem ser utilizados.

Para exemplificar vou citar duas essências florais que podem ser utilizadas para o controle da ansiedade. Elas pertencem ao Sistema dos Florais de Bach que foi criado pelo médico inglês Edward Bach. São elas:

White Chestnut:

Indicada para as preocupações indesejáveis que ficam dando voltas na mente e que causam tormento mental. Vai ajudar que a paz e a quietude sejam recuperadas. Os pensamentos serão controlados e a mente calma irá facilitar a solução de problemas de maneira positiva.

 

Impatiens:

Indicada para a impaciência. Vai auxiliar aquelas pessoas que querem que tudo seja feito rapidamente, irritando-se com outras pessoas que são mais lentas. Muitas vezes preferem trabalhar sozinhas no seu próprio ritmo. Impatiens vai trazer paciência e menos precipitação nos pensamentos e ações, permitindo ser solidário e compreender aqueles que são mais lentos.

As essências florais não apresentam contraindicação, podendo ser utilizadas por pessoas de qualquer idade. São encontradas nas melhores farmácias de homeopatia e manipulação do País.

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.