Crenças, dogmas e fé

Mais do que nunca, a liberdade do homem ocidental para escolher sua religião e suas crenças faz com que, além do surgimento de novas religiões, haja também o surgimento de novas maneiras de expressar a fé e tudo o que está relacionado à espiritualidade de cada pessoa - o que se torna cada vez mais um assunto pessoal.

Muitas pessoas encontram suas próprias maneiras de praticar religiões já existentes e, apesar de as próprias religiões não serem a favor disso, a verdade é que as mais tradicionais religiões já são praticadas de maneira bastante pessoal por várias pessoas, que acreditam que o que vale é a fé e a prática, independentemente do modo com isso se dá.

Sendo assim, é essencial que cada pessoa determine seus próprios valores e tenha, acima de tudo, respeito por todas as religiões e suas respectivas práticas existentes.

Ainda que muitas pessoas encontrem dificuldade na possibilidade de expandir seus conhecimentos sobre a religião e sobre a espiritualidade (que são assuntos diferentes), atualmente é possível que as pessoas se expressem com muito mais liberdade do que há alguns anos, mas, ainda assim, infelizmente encontram-se pessoas com dificuldade em entender sobre o real sentido da fé para a humanidade.

Enquanto algumas religiões pregam a necessidade de orar durante muitas horas diariamente, e outros pregam o estudo de determinados livros, e outras pregam a necessidade de ir à missa, o que se observa atualmente é um movimento geral de pessoas que encontraram suas próprias maneiras de inserir a espiritualidade em suas vidas através não só da religião, mas de práticas como a ioga e outros tipos de movimentos de origem oriental que levam a pessoa a se dedicar a ela mesma e, assim, se tornar mais solidária através de reflexões.

Não há regra para quem busca fazer o bem e transmitir o bem através de qualquer escolha que tenha sido feita no que diz respeito à religião.

A espiritualidade é, por sua vez, um assunto muito mais profundo e, de fato, pessoal, que irá determinar para cada pessoa o que toca seu coração e sua alma para, diariamente, parar, respirar e praticar o bem.

Confira também: