por Valquiria Rita Geraldini

Cultive a alegria com o auxílio das essências florais

É melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe. É assim como a luz no coração... Já dizia a música "Samba da Bênção" de Vinícius de Moraes, tão lindamente cantada por Bebel Gilberto. Com certeza, cultivar pensamentos e sentimentos positivos é a porta de entrada para a saúde mental.

Zinnia

Existem diversas essências florais que podem nos ajudar a despertar a deliciosa sensação de alegria de viver. A minha favorita é Zinnia. Amo Zinnias! São lindas! Vermelhas e com pequenas florezinhas amarelas em seu miolo que expressam a pura alegria de viver. Sempre que sinto que a vida está se tornando pesada, cinzenta e sem graça, utilizo a Zinnia. Esta maravilhosa essência floral vai trazer leveza, alegria, o retorno da capacidade de rir e brincar. Eu diria que Zinnia traz a capacidade de enxergarmos cores em nossas vidas, em nossos dias. Adoro!

Sunflower

Uma outra essência floral que eu amo é Sunflower, a essência floral do Girassol. Lindos também! Vibrantes, amarelos e solares! Girassóis expressam a qualidade do brilho e da radiância do sol. E é isso mesmo que esta essência floral vai despertar: brilho e radiância! Vamos brilhar e expressar a linda luz que existe dentro de nós!

Buttercup

Outra que eu adoro é Buttercup. Na Inglaterra, as crianças fazem uma brincadeira com esta flor que funciona da seguinte forma: você colhe uma Buttercup e coloca embaixo do queixo da pessoa, se um facho de luz iluminar o queixo dessa pessoa, todas as crianças gritam: Buttercup! Buttercup! Isto ocorre porque esta flor consegue reter a luz em seu cálice. A essência floral é indicada para reconhecermos o nosso verdadeiro valor diante dos outros e é muito útil também quando há uma tendência à autoanulação.

Todas estas essências florais pertencem ao Sistema dos Florais da Califórnia criado por Patricia Kaminski e Richard Katz. Os florais não possuem contraindicação e podem ser utilizados por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês. Podem ainda ser usados como coadjuvante com qualquer outro tratamento que seja necessário. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e manipulação do país. Normalmente são utilizadas tomando-se 4 gotas 4 vezes ao dia.

Além disso, é possível também seguir alguns passos para melhorarmos o astral: 

  • Ouça músicas que lhe dão prazer; 

  • A Aromaterapia também pode ser útil, pois quando inalados, os óleos essenciais atuam sobre a área do cérebro responsável pelas emoções. Utilize óleos cítricos como laranja e bergamota; 

  • Pratique a Visualização: feche os olhos e visualize imagens que tragam paz. Por exemplo: imagine que está em uma praia, em um campo florido ou que a água de uma cachoeira leve sua tristeza embora. Cinco minutos de prática já trazem bem-estar; 

  • Faça uma lista de gratidão listando suas qualidades e as experiências agradáveis e felizes já vivenciadas. 

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.