por Equipe Horóscopo Virtual

Dharma, Karma & Samsara

A sabedoria do passado é algo que fascina a humanidade até hoje, dentre tantas religiões e filosofias de vida há alguns termos que se repetem e que apesar de serem interpretados de maneira diferente, a sua essência continua a ser a mesma. Tendo isso em mente, afinal, o que é Dharma, Karma e Samsara?

Dharma 

Dharma é um termo sânscrito usado desde o Yoga até o Hinduísmo, que significa literalmente "aquilo que sustenta". O Dharma é uma lei universal da natureza: a verdade que faz o mundo ser como é. Ele é o responsável por manter os seres animados e inanimados em harmonia, visando o desenvolvimento espiritual de cada um. Em geral, tudo parte da premissa de que o Universo, no seu sentido abstrato, é o regente de tudo e cabe a nós nos tornarmos conscientes disso — seja através da meditação, do amor ao próximo, etc — para que possamos nos desenvolver como seres humanos, ou, como diria o budismo, alcançar a iluminação.

Karma 

Karma é outro termo sânscrito que significa "ação" e é conhecido por ser a mais importante lei dhármica. Ele funciona de forma similar a lei da ação e reação de Newton, mas em uma escala espiritual. Em outras palavras, a vida é como se fosse uma caixa, nela você guarda tanto as suas atitudes boas quanto as ruins e é papel do Karma te devolver tudo isso. Essa lei se manifesta até mesmo com o passar das encarnações, é como se fosse uma justiça infinita em que nada do que você faz, seja em qual vida for, fica sem retorno. Caso você pratique boas ações, você estará destinado a colher felicidade, prosperidade e riqueza de espírito, caso contrário suas más atitudes renderão más energias manifestadas em forma de doença, apego, ignorância e solidão. Para diferenciar, uma boa ação é qualquer atitude que não provoque um mal-estar na sua consciência, em geral, é algo que favoreça algo ou alguém além de si mesmo, sejam animais, pessoas ou até mesmo o meio ambiente.

Samsara 

Sendo o Karma uma lei que transcende o tempo, isso é, que vai além da sua encarnação atual, o Samsara traz o conceito de mundos. Em sânscrito, "Samsa" significa ilusão e "Ra" movimento, portanto estamos falando da Ilusão em Movimento. Como o próprio nome sugere, Samsara não é um lugar ou um mundo, mas, de forma abstrata, um conjunto deles, ele é o ciclo de reencarnações que vivemos ou simplesmente a série de mutações que a nossa existência experimenta em que a única forma de sair dessa prisão ou se desvencilhar desse ciclo, é através da iluminação.

Juntando os três conceitos podemos assumir que Dharma é o que move o mundo, enquanto o Karma é uma de suas principais leis responsável por te fornecer todos os frutos que você cultiva durante a vida — sejam eles bons ou ruins — e o Samsara representa o ciclo de reencarnações que passamos. Portanto, quanto maior for a sua consciência sobre o Dharma e quanto mais desapegado do seu "ego" — no sentido de se preocupar com o bem-estar de algo ou alguém que não seja você mesmo — mais próximo você estará de alcançar a iluminação, e assim, escapar do Samsara.

“Quando um pássaro está vivo, ele come as formigas, mas quando o pássaro morre, são as formigas que o comem. O tempo e as circunstâncias podem mudar a qualquer minuto. Por isso, não desvalorize ou machuque ninguém na sua vida. Você pode ser poderoso hoje, mas, lembre-se: O tempo é mais poderoso que você! Saiba que uma árvore fez um milhão de fósforos, mas basta um fósforo para queimar milhões de árvores. Portanto, seja bom e faça o bem.” 


Artigo escrito por Amanda Magliaro da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.