por Equipe Horóscopo Virtual

Dia da Religião

A própria história do homem se confunde com a história das religiões. Paleontólogos encontraram antigos fósseis dos homens das cavernas, em posições que sugerem que foram enterrados, levantando, assim, a questão de como surgiram e de quão antigos são os ritos fúnebres.

Então, se o homem mais primitivo já possuía uma noção de espiritualidade, não é de se estranhar que até hoje as religiões desempenhem um papel fundamental na cultura, na sociedade e na vida das pessoas.

No entanto, apesar de todas as religiões ensinarem caminhos para o perdão, amor ao próximo, benevolência e caridade, muitos conflitos, guerras e disputas aconteceram e acontecem até hoje, pela intolerância e não compreensão dos pensamentos do próximo.

Foi esse o motivo que levou à criação do Dia Mundial da Religião, celebrado em 30 de maio. A data é, ao mesmo tempo, uma forma de reflexão sobre a importância de o homem desenvolver uma sensibilidade espiritual e uma maneira de deixar de lado o ódio gerado pela intolerância religiosa, contribuindo para um mundo mais pacífico e harmonioso.

As religiões podem ser divididas entre aquelas que surgiram antes de Cristo (budismo, xintoísmo, taoismo, hinduísmo, confucionismo) e aquelas que surgiram depois de Cristo (o próprio cristianismo, com diversas ramificações). Apesar de muito diferentes em alguns aspectos, todas as religiões possuem um tronco único, do qual saem várias ramificações. Por isso, podemos dizer que existem princípios básicos que unem todas essas crenças, independentemente de quanto tempo elas possuem ou de onde surgiram. Exemplos: paciência e amor ao próximo, necessidade de uma vida equilibrada, importância da compreensão, de manter por perto amigos e familiares, etc. - ou seja, muito dos vazios que as pessoas buscam preencher com esportes ou compras poderia ser preenchido com uma crença religiosa.

Além da melhora do bem estar, pesquisas indicam que vivem até cinco anos mais as pessoas que cultivam qualquer tipo de fé (ou simplesmente um pensamento otimista), em comparação com aquelas que não são adeptas desse tipo de atitude.

Para fechar, uma história: certa vez um homem desafiou um sábio, pedindo que resumisse a bíblia, rapidamente. O sábio respondeu apenas: “amar. A Bíblia se resume a isso”. E o homem pergunta: “mas, e todo o restante?”. E o sábio: “o restante é sobre como fazer isso”. Por isso, acreditamos que o importante é amar, não importando qual a sua crença ou religião. Com um pouco de amor, o mundo todo já fica mais leve.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.