por Valquiria Rita Geraldini

Dias melhores virão!

Você já se sentiu triste?

A tristeza é um tema muito comum nos consultórios de terapia. Podemos dizer que a tristeza é um sentimento normal. Toda vida saudável tem um pouco de alegria mas tem também um pouco de tristeza.

As tristezas fazem parte da vida cotidiana como romper um relacionamento, perder o emprego, brigar com alguém querido e até vivenciar as perdas ocasionadas por morte de pessoas ou até mesmo de animais de estimação que tanto amamos.

Nos dias atuais, a felicidade tornou-se uma obrigação e se sentir triste é visto como um sinal de fraqueza, porém a tristeza faz parte da vida, é importante deixá-la fluir permitindo que uma reorganização interna aconteça trazendo o fortalecimento interior e a superação dessa fase de uma forma natural e saudável.

A tristeza não é doença e é muito importante diferenciá-la da depressão que é uma doença grave e que muitas vezes surge sem uma causa específica. Nos estados depressivos, a pessoa não sente prazer, por vezes não tem vontade de comer, pode sentir-se culpada, começa a faltar no trabalho e pensamentos de suicídio também podem surgir. A depressão precisa de tratamento médico e a Terapia Floral pode entrar como coadjuvante ao tratamento médico oferecendo um suporte emocional para as pessoas deprimidas. 

Com relação a tristeza, podemos dizer que ela é uma reação natural às perdas e frustrações da nossa vida cotidiana e a Terapia Floral, através do uso das essências florais, pode auxiliar as pessoas que estão tristes. Existem diversos florais que podem ser utilizados, entre eles existe um floral chamado Bleeding Heart, do Sistema de Florais da Califórnia, que foi criado pelo Richard Katz e pela Patricia Kaminsky, e que pode ser considerado um “fortalecedor para o coração”. É indicada para a dor, o pesar, o sentimento de perda e para todas as ocasiões que sentimos o nosso “coração partido”.

Existe ainda uma outra essência floral que eu gosto e que já utilizei muito também, ela se chama Gorse e pertence aos Sistema dos Florais de Bach, que foi criado pelo médico inglês Edward Bach. Gorse é o floral da esperança. Esta essência permite que o otimismo e a esperança sejam restaurados fazendo com que a vontade de lutar ressurja.

As essências florais normalmente são utilizadas por via oral, tomando-se quatro gotas 4x ao dia, não possuem contraindicação  e podem ser encontradas nas farmácias de homeopatia e manipulação.

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.