por Giovanna Sapienza

Dicas para relaxar o corpo e a mente

Estamos diariamente imersos em nossas rotinas alucinantes de trabalho, com inúmeros compromissos e solicitações imediatistas. Trabalho em excesso, compromissos em excesso, preocupações em excesso. Depois do trabalho, ficamos horas presos a celulares, internet, computadores, jogos e TV, meios que nos estimulam ainda mais ao invés de nos ajudar na tarefa do relaxamento.
 
Acredito até que desaprendemos a esvaziar a mente a nos dedicar a passatempos que não envolvam computadores e eletrônicos.
 
Com tudo isso nos esquecemos da importância de reservarmos um tempo especial para nós, de nos recolhermos ao descanso efetivo e de relaxarmos nossas mentes.  Quando invadimos os limites do nosso corpo, ele adoece, esgota suas baterias e retomar o processo de forma saudável se torna ainda mais trabalhoso. Por estas e por outras, respeite os limites do seu corpo, atente para a sua alimentação, suas horas de descanso e a qualidade de seus momentos de relaxamento. Lembre-se, quantidade não é qualidade!
 
Pensando nisso separamos duas listas, uma com dicas para melhorar a qualidade dos seus momentos de descanso e outra com algumas opções e técnicas de relaxamento. Nada profissional, nem extremamente elaborado, são simples ideias que podem ser praticadas na sua casa, quando e como preferir. Anote no seu caderninho e aproveite para melhorar seus momentos!
 

 

Dicas para melhorar a qualidade do seu descanso:
 
1- Esqueça o celular, você realmente precisa de momentos longe dele.
 
2- Opte por atividades ao ar livre, quando possível. O contato com a natureza e o sol, além de aumentarem seu estoque de vitamina D no corpo, auxiliam no relaxamento de sua mente e na transmutação de suas energias espirituais.
 
3- Evite ao máximo o uso de TV e computador em seus momentos de descanso. Esses meios estimulam ainda mais o seu cérebro e atrapalham a qualidade do seu descanso.
 
4- Aproveite seu momento de descanso para estar em contato com as coisas que você realmente gosta de fazer. Opte por hobbies como pintura, desenho, música, quebra-cabeças, leitura, entre outros que te auxiliem a esquecer de seu cotidiano e não te estimulem tanto (quanto os computadores, celulares e tablets. Você pode sim viver sem eles).
 
5- Momentos simples do dia como a hora do banho, as refeições e o pré-sono também devem ser cuidados de forma especial. Aproveite, e sempre que possível transforme estes momentos em verdadeiros rituais de relaxamento. Coloque uma música calma para acompanhar o seu banho, curta a sua refeição com a família, leia um bom livro a meia luz antes de dormir.
 

 


Ideias e técnicas para relaxar:
 
1- Acomode-se na sua cama ou em um sofá gostoso. Certifique-se que nada nem ninguém irá te incomodar. Coloque uma música relaxante, como new age, mantras e músicas de relaxamento. Procure esvaziar sua mente durante este processo, caso não consiga, imagine-se em um local bonito e calmo, fazendo coisas que goste. Dê asas, positivas, a sua mente!
 
2- Apague as luzes da casa, acenda luzes baixas, como abajur ou velas. Acenda um incenso ou coloque um aroma que te agrade. Sente-se confortavelmente e procure relaxar. Esvazie sua mente ou pense em coisas que te agradam, dê asas positivas a sua imaginação.
 
3- Encha uma bacia com água morna, pingue algumas gotas de um óleo essencial que lhe agrade. Coloque uma roupa quentinha e confortável. Sente-se em uma cadeira ou sofá, confortavelmente e coloque seus pés na água. Permita-se relaxar e dê asas a sua imaginação. Uma musiquinha aqui, também cai bem!
 
4- Procure estar em um ambiente onde tenha contato com a natureza e o sol. Estenda uma toalha no chão e deite-se. Aprecie a paisagem, olhe para o céu e dê asas a sua imaginação. Procure também atentar a sua respiração, preencha os pulmões e esvazie-os gradativamente. Imagine que ao expirar, todos os seus problemas e dificuldades estão indo embora junto com a respiração.
 
5- Por fim, yoga e meditação são ótimas técnicas para relaxamento. Se você realmente está em busca de equilibrar suas energias e relaxar, procure praticar algumas posições de yoga ao som de uma música relaxante. Ao término, ascenda uma vela, apague as luzes. Sente-se em posição de lótus e concentre-se na chama da vela. Esvazie sua mente e fixe sua atenção somente a chama da vela, sempre que algum pensamento vier à mente, apague-o e retorne a chama da vela.
 
Bom Descanso!

 

Giovanna Sapienza

+ artigos

Terapeuta Holística, Jornalista e espiritualista, fundadora do projeto Saber Pleno. Amante de arte, comunicação e natureza, já estuda espiritualidade e novos caminhos para saúde e bem estar há 5 anos. Acredita muito nas relações pessoais, nos processos energéticos e nos bons sentimentos como caminho para uma vida feliz.

Frase de cabeceira: “A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.”