por Equipe Horóscopo Virtual

Diferenças entre a numerologia oriental e ocidental

Certamente você já ouviu falar em numerologia e já fez o cálculo para saber qual seu número, mas sabia que existe uma diferença entre como os orientais e os ocidentais encaram esta ciência astrológica?

Enquanto os ocidentais seguem a numerologia Pitagórica, os orientais seguem os princípios chineses, um sistema diferente e pouco explorado. A numerologia chinesa se baseia nos sons que os números produzem quando ditos em voz alta; se a palavra remeter ao azar, o número também não será muito promissor; ja no ocidente, os números são carregados de energia e cabe a cada um usá-la da melhor maneira.

Veja abaixo cada um dos dígitos numerais e os significados em cada cultura:

Na numerologia oriental (chinesa), o número 1 soa como a palavra "honra", representando independência ou, em alguns casos, isolamento. É o único associado ao elemento Água que simboliza quebra de barreiras. Já na cultura ocidental, 1 é associado à liderança e início, mas também pode ser visto como indicativo de impulso e impaciência.

Considerado número de sorte para os orientais, o 2 tem som de "fácil" e "certeza", representando simetria. Associado à Terra, também denota determinação. Para os ocidentais, é um número que indica uma personalidade gentil e diplomática ligada à feminilidade; no lado negativo, pode ser associado ao dramático.

Soando como "crescimento" e "nascimento" para os chineses, 3 simboliza vida e abundância. Para os ocidentais, é símbolo da criatividade, com destaque para a imaginação e o otimismo; pelo lado negativo, pode ser sinônimo de egoísmo e mau humor.

Primeiro azarão, o número 4 na numerologia chinesa é considerado de má sorte, pois seu som é parecido com o da palavra "morte". É evitado veementemente pelos entusiastas. Já no ocidente, é sinônimo de bases sólidas e trabalho árduo, além de indicar pessoas práticas e determinadas.

Dúbio, o número 5 pode ter um significado positivo na numerologia oriental por ser associado aos cinco elementos da natureza, e também um negativo através do som semelhante a "não". Para os ocidentais, mostra personalidade sociável, aventurosa e favorável ao amor livre.

Soando como "suave" e "riqueza", 6 é associado à fortuna para os chineses; ligado ao elemento Metal representa novamente dinheiro e riqueza. Para os ocidentais, representa romance e compaixão, mas também pode mostrar uma personalidade que tende à culpa.

"União" e "Conectividade" na numerologia chinesa, o 7 indica facilidade em amizades verdadeiras e relações duradouras. No Ocidente, pode ser exatamente o oposto, pois pela parte negativa tende à reclusão. Entre as qualidades regidas por este número está a espiritualidade e a busca pelo que vai além do óbvio.

Na numerologia oriental, 8 é considerado um número carregado de sorte, pois soa como a palavra "prosperidade". Para os ocidentais, tem o mesmo significado, representando sucesso e generosidade.

Soando como "de longa duração", 9 representa longevidade e é associado ao elemento Fogo, denotando motivação e verdade para os chineses. No Ocidente, é visto como carregado de qualidades como artístico, sociável e humano; pelo lado negativo, pode ser visto como arrogante.


Artigo escrito por Roberta Lopes. 

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.