por Equipe Horóscopo Virtual

Entenda as runas

Baseadas numa tradição dos vikings, as runas apresentam uma linguagem mística que traz em seu significado muita magia e importantes profecias. Responsável por auxiliar na evolução interior da alma e revelar mensagens divinas, as runas são pequenas peças que trazem uma simbologia e significado diferentes. 

A origem 
 

 

Simplificando um pouco o assunto, as runas podem ser definidas como um alfabeto. Utilizadas, primordialmente, para escrever nas línguas germânicas, as pedras rúnicas eram muito comuns na Escandinávia e nas Ilhas Britânicas. 

Consideradas como uma antiga forma de escrita da Europa do Norte, as runas, possuem diferentes versões. 

A mitologia
 

Encontradas pelo Deus Odin, as peças da foram consideradas mágicas e proféticas. Deus Odin divulgou para seu povo como aqueles símbolos podiam trazer sabedoria e conhecimento de todos os mistérios dos deus e dos seres humanos. 

O significado
 

A criação mística das runas trouxe para a humanidade uma nova expressão de autoconhecimento e sabedoria. 

Na língua germânica a palavra runa significa sagrado, segredo ou mistério. Utilizadas também como talismãs de proteção, as pedras rúnicas possuem 24 variações. 

Divididas em três grupos de oito símbolos, as pedras rúnicas também são popularmente chamadas de Aett ou Aettir, no plural, é uma expressão que transmite a mensagem de que as runas permitem acessar o que chamamos de inconsciente coletivo das possibilidades.

As runas
 

 

Criação
 

O primeiro jogo rúnico é o grupo da Criação. Representando a criação do mundo, as fertilidade e começo da vida, essas pedras dizem respeito principalmente a realizações materiais e do plano físico. 
Pedras: Fehu –  a riqueza, Uruz – a força, Thurisaz – os espinhos, Ansuz – as palavras de Odin, Kenaz - a tocha, Gebo – o presente e Wunjo – a alegria. 

Necessidade
 

Este jogo ensina a aprender com as diversidades da vida. Regido pelas forças da natureza, o grupo das necessidades influencia e diz respeito principalmente ao plano emocional.
Pedras: Hagalaz – o granito, Naudhiz – a necessidade, Isa – o gelo, Jera – a colheita do ano, Eihwaz – o teixo, Perdhoro – algo oculto, Algiz – a proteção do alce e Sowelo – o sol.

Humanidade
 

O terceiro e último jogo mostra a melhor maneira de conduzir a vida. Regido pelo deus Tyr, esse jogo invoca a justiça. As pedras trazem respostas e influências relacionadas a realizações do plano espiritual. 
Pedras: Tiwaz – O Deus Tyr, Berkana – o vidoeiro, Ehwaz – o cavalo, Mannaz – o homem, Laguz – a água, Inguz – a fertilidade, Dagaz – o dia e Othila – a herança. 

A posição das pedras interfere, diretamente, em sua interpretação. Algumas pedras possuem significado diferente se vistas na posição normal ou invertida. Mas vale lembrar que algumas pedras não possuem posição invertida. 

O poder das runas está relacionado principalmente à fé, vontade e ação de cada jogador. Considerada uma prática pessoal, as runas podem ser utilizadas como importantes talismãs, responsáveis pela magia de dias mais positivos e uma vida ainda melhor. Aproveite para conhecer nosso portal de Runas.

Artigo escrito por Tatiane de Paula. 

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.