por Renata Parisotto

Escola do Chapéu Preto e o Baguá

E a Escola Moderna, criada pelo Mestre Lin Yun nos anos 60, chamada de Escola Black Sect. A Escola do Chapéu Preto aplica uma Mandala (o Baguá), baseada na Mandala da Escola Tradicional Chinesa. Sua utilização é feita a partir da porta de entrada do imóvel.
 

"O Ba-guá é uma figura geométrica em forma de octógono, dividida em oito guás"

O nome FENG SHUI significa literalmente vento e água. O Vento (FENG), energia em movimento que você sente, mas não toca. A água (SHUI), energia em movimento que você toca, mas não pode segurar. Essa energia em movimentos chamamos de “Ch’i”. E o Feng Shui faz com que todas as energias canalizem para um devido lugar, e assim ativá-lo com bastante "Ch’i", retirado todo "Shar" (energia negativa) daquele lugar.
 
Feng Shui faz milagres? Não, em absoluto, o milagre é você quem faz com a ajuda do Feng Shui. Se não tiver vontade de realizar uma mudança em sua vida, nada nem ninguém o farão. Acredite, se você estiver disposto, ele vai fazer uma revolução na sua vida.
 
Feng Shui não é religião, nem entra em conflito com qualquer religião, trabalha em conjunto. O Feng Shui permite através dos ajustes e soluções, utilizando objetos simbólicos, como plantas, espelhos, cristais, fontes, cores, que buscam a ordem e o equilíbrio, restaurando o fluxo natural da energia em nossos ambientes e em nossa vida.
 
Esta Escola é baseada na geomancia, combina méritos das outras escolas com a relação psicológica do homem com seu ambiente. Tem como principal instrumento o ba-guá, utilizado para mapear as oito áreas da vida.
 
Ba-guá
 
O Ba-guá nos permite fazer um mapeamento dos fluxos energéticos nos ambientes. É uma figura geométrica em forma de octógono, dividida em oito áreas cada uma dessas chamadas de GUA. Seu centro contém um círculo com o símbolo Yin e Yang, o princípio feminino e masculino. Todo Yin contém o Yang e, todo Yang contém o Yin, um começa onde o outro termina. A partir dessa interação, equilíbrio e harmonia das forças Yin e Yang, originam-se a teoria do CHI (a energia vital).
 
Cada lado do octógono representa uma área da vida e tem um trigrama correspondente. Os trigramas são símbolos de três linhas, que podem ser contínuas – yang, ou interrompidas – yin. A relação entre as linhas é o que dá significado aos trigramas que simbolizam a trindade céu, homem e terra. A linha inferior representa a terra, a do meio pertence ao homem e a superior é domínio do céu.
 
Guás
 
As oito partes do ba-guá são:
1. Trabalho – carreira – vida profissional
2. Espiritualidade – conhecimento
3. Família – saúde
4. Prosperidade – riqueza
5. Sucesso – fama
6. Relacionamentos – casamento
7. Criatividade – filhos
8. Amigos – viagens e o Centro. 

Renata Parisotto

+ artigos

Arquiteta há 13 anos, trabalha desde 2004 com Feng Shui e técnicas terapêuticas. Faz atendimentos e consultorias de autoconhecimento energético através do Alinhamento Energético – Divina Vontade (Técnica Xamânica Brasileira de Cura), e atendimento com as Lâminas Sagradas de Alinhamento Energético. Também tem um Grupo de Estudos de Terapias Energéticas e faz palestras e workshops com o tema "Aprenda a Organizar a sua Vida através do Feng Shui Energético".