por Erickson Rosa

Estratégias contra a depressão

A depressão é uma doença séria, que rouba a energia do depressivo e que gera uma desesperança, onde a pessoa acredita que nada nunca mudará. Essa terrível condição altera a visão da pessoa, fazendo-a ter uma visão negativa do mundo e de si mesma. A tríade cognitiva da pessoa está alterada para uma visão negativa.

Mas o que é tríade cognitiva?

Tríade cognitiva é um termo da psicologia cognitiva comportamental que se refere a três tipos de visões. A visão de si mesmo, a visão dos outros e do mundo e a visão do futuro. Ela parte de dois princípios básicos: o primeiro que nossas emoções e comportamentos são influenciados por nossos pensamentos. O segundo que o contrário também é verdadeiro, que nossos comportamentos e emoções afetam nossa cognição.

Cada visão da tríade, alterada por causa da depressão, gera distorções na visão do mundo e isso afeta os comportamentos e emoções, que por sua vez irão alterar os pensamentos que temos sobre a realidade.

A visão de si mesmo é afetada pela depressão quando a pessoa vê a si mesma como incapaz de fazer qualquer coisa e de realizar qualquer mudança em sua vida. Ela acredita ser uma pessoa triste ou sem recursos para mudar sua realidade. A visão do mundo e dos outros se modifica para uma percepção de que o mundo é um lugar terrível, onde acontecem coisas ruins e é um lugar que se deve temer. Já a visão do futuro é relacionada a uma crença de que nada muda, de que todas as coisas sempre serão ruins.

Mas como mudar essas crenças e sair da depressão?

A primeira coisa a notar é que seus pensamentos e sua visão do mundo está alterada. Não é porque você é uma pessoa depressiva, mas sim porque está naquele momento com suas emoções influenciando sua percepção da realidade.

Estratégias para lidar com a depressão

Metacognição

Metacognição significa o conhecimento do sujeito sobre seus próprios processos cognitivos, ou seja, é o pensar sobre o próprio pensar. Quando tiver pensamentos de desesperança, dentro dos pensamentos da tríade, pode verificar o que está levando você a pensar assim, identificando as crenças negativas e distorcidas. Você pode criar um diário onde anota todos os pensamentos que tem em um momento que está se sentindo depressivo. Talvez no momento não consiga mudar seus pensamentos, mas ao anotar em um diário dará possibilidade para pensar em novas estratégias durante uma nova crise.

Novos estímulos

A depressão nos mantém presos em nossa visão e nos tira a energia. Isso tem um custo alto, pois retira a nossa motivação. Podemos acionar a motivação através de estímulos saindo de um padrão de baixa energia. Para isso, passear em parques, fazer uma viagem, caminhar em lugares bonitos e novos são estratégias que funcionam para aumentar a motivação e gerar uma nova energia.

Apoio emocional

Falar sobre sua própria experiência é uma forma de significar o que ocorre com você. Nossa mente opera por simbolizações e para dar vazão às emoções precisamos simbolizá-las. Falar sobre o que nos deixa tristes ou depressivos nos traz alívio e também possibilita maiores recursos, pois falar sobre o problema sempre traz outros significados e novas visões sobre como lidar com ele.

Essas são algumas estratégias que você pode utilizar, mas sempre é importante procurar uma ajudar profissional. Afinal, depressão é um problema sério e que deve ser tratado imediatamente. Busque a felicidade e abandone a tristeza. Para tudo sempre há uma saída. 

Erickson Rosa

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Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.