por Erickson Rosa

Jamais desista!

Às vezes as coisas não dão certo, parece que nada funciona e sentimos vontade de jogar tudo para o alto. A desesperança nos atinge e não queremos mais sofrer com aquilo. Contudo, de nada adianta jogar a toalha. Não adiantar lamuriar e esperar que a situação mude.

Mas o que podemos fazer se as coisas não saem como esperado?

A resposta é: CONTINUE JOGANDO!

Quando um time de futebol leva um gol, o técnico diz para continuar marcando e atacando. É preciso continuar, seguir em frente e não se deixar abater. A recompensa sempre vem para quem persiste.

A diferença das pessoas que atingem seus objetivos para quem não consegue é a persistência. Se hoje a situação não está de acordo com o que você precisa e nada sai como o esperado, talvez seja o momento de rever suas ações e de reestruturar sua maneira de alcançar seu objetivo, mas não de desistir.

Desistir significa parar de tentar e se entregar para as dificuldades. Mas as barreiras só existem para dar mais valor à sua conquista. Tente ver de outra maneira, quanto mais difícil for sua conquista, mais ela será verdadeira.

Os objetivos na vida são o combustível que alimenta sua motivação. É preciso manter o foco em seus objetivos e deixá-los claros e definidos. A nossa autoestima aumenta quando temos um objetivo claro, uma meta bem definida. (Se quiser saber como definir metas, pode assistir o meu vídeo sobre como definir metas.

Quando as coisas não saem como esperado é necessário respirar fundo e buscar a motivação para ir ao encontro de seus objetivos. Desistir é uma forma de não sair da zona de conforto e de continuar refém de suas crenças limitantes.

A pulga no copo

Fazendo uma analogia com desistir e a zona de conforto, muitas pessoas são como pulgas no copo. A pulga pode pular muitas vezes a sua própria altura. Ela consegue realmente dar saltos muito longos. Mas se você a coloca dentro de um copo ela só consegue pular na altura do copo. Ela limita seu pulo por causa da altura do copo.

Assim é quem tem crença limitante e quem desiste diante das dificuldades. A pessoa vira uma pulga no copo. Não consegue ver além, não consegue dar saltos distantes, pois acredita que seu mundo é aquele copo.

Você pode quebrar essa barreira e dar saltos antes inimagináveis, mas para isso precisará sair do copo. Sair das crenças que limitam você e suas conquistas.

Mas como fazer isso?

É preciso olhar para as situações de maneira mais ampla, de uma forma que ainda não olhou. Para isso você pode procurar terapias, coaches e até mesmo treinamentos que ampliem seus recursos e que lhe tragam mais possibilidades de alcançar o que você deseja. Outras pessoas podem ajudar com suas próprias experiências. Busque pessoas que já atingiram o que você deseja e veja qual era a posição da mente delas para alcançar essas conquistas. Adquirir outras visões de mundo além da sua ampliam suas estratégias.

Por fim, aumente o amor que possui por si mesmo. Somente quando confiamos e nos amamos é que os resultados acontecem em nossas vidas. Trate-se com carinho, com amor e com respeito. Confie que é capaz e jamais desista de você mesmo. 

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.