por Valquiria Rita Geraldini

Lavender: a essência floral feita da lavanda

Sou apaixonada por lavandas. Na minha opinião, não existe nada mais luxuoso do que caminhar por um inebriante campo de lavandas.

Muito utilizada na aromaterapia, a lavanda (Lavandula officinalis) é considerado o mais versátil de todos os óleos essenciais. O histórico uso e reconhecimento de suas propriedades terapêuticas são muito antigos, tendo a sua utilização documentada por mais de 2500 anos tendo propriedades analgésicas, tônicas, cicatrizantes, antissépticas, citofiláticas, antiespasmódicas, anti-inflamatórias, antiparasíticas, relaxantes musculares, antidepressivas e adstringentes.

Planta da família das Lamiaceae, suas pequenas flores despontam entre as folhas duras e finas, verdes com reflexos prateados e, cobertas por uma penugem finamente aveludada e dispostas em hastes terminais. É um arbusto de pequeno porte (30 a 80 cm de altura) e exala um perfume calmante.

No Sistema dos Florais da Califórnia, criado pela Patricia Kaminski e por Richard Katz, encontramos a essência floral Lavender feita de lavanda. Na Califórnia, o clima é semelhante ao clima do Mediterrâneo: seco no verão e invernos chuvosos. A Lavender gosta dessas condições climáticas florescendo abundantemente nessa região. A essência floral é indicada aos que estão com os nervos à flor da pele, aos que tem pavio curto e vivem exaltados muitas vezes trazendo como consequência a irritabilidade e a dificuldade em adormecer ou ter um sono não repousante. Lavanda acalma os nervos hiperestimulados auxiliando a ancorar a energia.

As essências florais não possuem contra indicação podendo ser usadas por pessoas de qualquer idade. São encontradas nas boas farmácias de homeopatia e manipulação de todo o país. Normalmente são utilizadas tomando-se 4 gotas, 4 vezes ao dia.

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.