por Equipe Horóscopo Virtual

Medo de agulhas e os benefícios da acupuntura

Muitas crianças acabam adquirindo um certo “apreço” pelas gotinhas das vacinas somente pelo fato de ser um dos poucos métodos em que não há a utilização de uma agulha. Apenas com uma maior compreensão que adquirimos na maturidade é que entendemos a necessidade de se tomar injeções para os mais variados motivos, mas, mesmo assim, é inegável que não é a sensação mais agradável do mundo, muito pelo contrário. Principalmente nós, que somos ligados diretamente a uma cultura ocidental, não temos a menor intimidade com agulhas.

Em alguns casos, principalmente aqueles que cresceram nos anos 90, esse pavor de agulhas pode ter começado no contato com a produção dos filmes da série Hellraiser, cujo o personagem central possui agulhas espetadas em seu rosto. Hoje, adultos, chegamos à conclusão de duas coisas: a primeira é que a maquiagem dos filmes Hellraiser era muito ruim e também que agulhas podem trazer muitos benefícios, sendo que um deles é na acupuntura.

Originado do latim “acus” e “punctura”, que significam, respectivamente, “agulha” e “colocação”, a acupuntura é um ramo da medicina tradicional chinesa (MTC) e, de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde, trata-se de um método de tratamento complementar. Ou seja, o recomendável é que você siga todas as orientações do seu médico.

O tratamento acupunterápico consiste no diagnóstico (igualmente baseado em ensinamentos clássicos da Medicina Tradicional Chinesa) e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo que são chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas "meridianos chineses" e "canais" com o intuito de obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. Para a Medicina Tradicional Chinesa, a má distribuição de energia vital é a causa das enfermidades. Assim, a acupuntura estimula alguns dos cerca de mil pontos existentes no corpo para reequilibrar o organismo.

A terapia é indicada para dores em geral: muscular, osteomuscular, cefaleia, dores agudas, entre outras. Outras moléstias tratáveis são: náuseas e vômitos pós-quimioterapia, dependências químicas, asma, etc. Também há tratamentos de vícios, como de combate ao tabagismo, em que se recorre ao uso da acupuntura. Aliás, existem métodos acupunterápicos em que não se usam mais agulhas.

Vale destacar que, quando realizada por um especialista, a acupuntura é indicada para todas as faixas etárias, até mesmo para crianças. A única restrição, basicamente, é que pessoas com alterações na coagulação sanguínea ou doenças crônicas também passem por uma avaliação mais detalhada antes da realização do tratamento. O ponto forte da acupuntura é a prevenção de doenças e ela não tem contraindicação, portanto muitas pessoas se submetem à prática visando apenas ao bem-estar e ao equilíbrio. Então se você tem trauma de agulhas, vale enfrentar o medinho porque não se arrependerá!

Por Diego Renan Alencar Lorena de Freitas.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.