por Lilian Evangelista

Motivos para fazer atividades físicas

Movimento!

Não importam crenças ou ideologias, desde o início dos tempos, a vida, da forma como a conhecemos hoje, se iniciou com o movimento.

No princípio apenas uma ideia, que depois se transformou e fez o mundo girar. Nada pode existir sem esse conceito – ideia, transformação, movimento.

Da mesma forma, se pode pensar que, onde não há movimento, não existe transformação, não se produz ideias, extingue-se a vida. Na realidade, não paramos de nos movimentar, mesmo em repouso, o corpo está gastando energia, em um processo necessário para sua manutenção e renovação.

Apesar disso, é natural que o corpo sofra um desgaste, que com o tempo poderá desencadear uma série de doenças que poderiam ser evitadas com disciplina e exercícios físicos.

Uma boa alimentação e beber muita água contribui sem dúvida para a melhor qualidade de vida, porém não basta. O corpo é um organismo incrível, uma obra de engenharia que nunca se viu, mas apesar disso é frágil e cuidar dele como nosso bem, é de inteira responsabilidade nossa.

Hoje há inúmeras formas de se exercitar. Parques, clubes, academias, praias, ciclovias estão na maioria das vezes à nossa disposição. Encontrar a sua maneira de fazer alguma atividade física também é muito importante, pois tudo que é feito com prazer, tem maior chance de durar, sem se tornar uma coisa chata e obrigatória.

Os benefícios para a saúde são inúmeros. Vejam aqui apenas cinco das muitas razões que o movimento de uma atividade física pode lhe proporcionar:

 

1 – Se quer emagrecer, e olha que no verão este é o maior desejo de 9 entre 10 pessoas, saiba que uma atividade física, como uma simples caminhada, pode lhe ajudar, pois mesmo depois em situação de repouso, a aceleração do metabolismo continua a consumir calorias. 

2 – O fortalecimento da musculatura através de exercícios anaeróbicos, como a musculação, por exemplo, ajuda no processo de queima de calorias, pois o músculo para se manter, necessita do consumo de muita energia, além é claro, de proteger as articulações, evitando e combatendo a osteoporose.

3 – Diminui os riscos de doenças como o câncer, pois os exercícios diminuem os níveis de hormônios como o estrogênio, responsável pelo câncer de mama.

4 – Proporciona sensação de bem-estar e relaxamento, ajudando a manter um sono tranquilo.

5 – Reduz o colesterol ruim, previne o diabetes, controla a hipertensão.

Cinco belas razões para se movimentar, mas ainda tem mais uma motivação: Fará com que você se sinta viva, bonita, interessante, inteligente. Precisa mais?

Movimento: palavra de ordem! 

Lilian Evangelista

+ artigos

Escritora de coração. Casada, mãe de dois filhos. Um livro publicado no ano de 2014 "Entre anjos e flores" pela Editora Virtual Ânema. Atualmente escrevo em meu blog pessoal. "Descobri que as palavras são a minha revelação,e permitem que eu seja essa pessoa que se constrói e se desfaz, pois a cada nova palavra, um novo pensamento."