por Alana Morgana

Natal e a religião Wicca

Abençoados sejamos, filhos de Gaia!

É Natal! Todos celebrando o nascimento da Criança da Promessa! O menino Jesus! O presépio, a Maria e o José. Ele nascido de uma virgem!
Interessante observar que a Deusa Virgem tem o seu filho a Criança da Promessa juntamente com Deus Cornífero. Na história das Crianças Prometidas, elas sempre nasceram de virgens e sempre no período de 25 de Dezembro. Vejamos:

Mitra nasceu em 25 de Dezembro (séc. I da E.C). É um deus persa, mas foi adotado pelos romanos e convertido em deus Sol; Seu nascimento é comemorado em 25 de dezembro nascendo de forma milagrosa, sem envolvimento sexual.

Hórus ( 3000 a.E.C). Deus egípcio do Céu, do Sol e da Lua; Nasceu de Isis, de forma milagrosa.

Átis (Frígia / Roma - 1200 a.E.C.). Nasceu dia 25 de dezembro; e também nasceu de uma virgem, foi crucificado, morreu e foi enterrado. Acreditem! Ressuscitou no terceiro dia.

Tamuz: Deus da Suméria e Fenícia, morreu com uma chaga no flanco e, três dias depois, levantou-se do túmulo e o deixou vazio com a pedra que o fechava a um lado. Belém era o centro do culto a Tamuz.

Buda (séc. V A.E.C.). O mesmo anterior.

Baco / Dionísio (séc. II a.E.C.). Idem e fez milagres, como a transformação da água em vinho e a multiplicação dos peixes; ressucitou.

Hércules (séc. II a.E.C.). Hércules, filho de um deus com uma mortal e virgem. Estão presentes no momento de sua morte sua mãe e seu discípulo mais amado (Hylas); Sua morte é acompanhada por um terremoto e um eclipse do Sol; Ressucitou e ascendeu aos céus.

Krishna (3228 a.E.C.). Uma estrela avisou a sua chegada; É a segunda pessoa da trindade; Foi perseguido por um tirano que requisitou o massacre dos milhares dos infantes; Fez milagres; ressuscitou.

Há de se crer que tanto, Dionísio, Buda, Baco, Hércules, todos de virgens, ressuscitaram  e são a parte da Santíssima Trindade. Posteriormente escreverei sobre isso. Mas falemos de Yule!

Na Religião Wicca o Natal se chama Yule!

É comemorado com as cores verde e vermelho, brilhos, árvores verdes ou as toras de Yule. A Deusa com um bebê recém-nascido e o Deus Cornífero com barbas longas e um belo inverno com renas e cervos. É a Criança da Promessa. É a celebração do Solstício do Inverno! Conhecido como Natal, Ritual de Inverno, Meio do Inverno, Yule e Alban Arthan, o Sabbat do Solstício do Inverno é a noite mais longa do ano, marcando a época em que os dias começam a crescer, e as horas de escuridão a diminuir. Em toda parte do mundo, os Solstícios e os Equinócios eram festejados. Na Grécia antiga, no Egito em todas as partes deste planeta lindo que é a Terra com suas estações sazonais.

Mas, estamos no Brasil! Hemisfério Sul! Deveria ser celebrado o Solstício de Verão, mas algumas tradições celebram o que se chamam de Roda Norte e outras a Roda Sul, como eu. De qualquer forma, a sociedade celebra o Natal nesta data e portanto, o Natal é o nascimento de uma esperança, de uma vida jovem que pode ser representada por novas energias na Terra; uma conscientização do dever e respeito para com o ser humano e com a natureza.

É assim que se deveria ver o Natal e não brigas sobre a existência desse deus ou aquele, pois os Deuses e Deusas são a Natureza que nos cerca, é a consciência do dever cumprido e o amor aos demais, o respeito e falta de fome, pestes e doenças, escolas e alfabetização.

Acredito que a religião Wicca pensa assim e assim me apego a esta antiga/nova religião, onde a Criança da Promessa é a fertilidade chegando em todos os aspectos!

Aguarde o pequeno Deus com uma mesa enfeitada de vermelho, verde e dourado!

Velas douradas, vermelhas e verdes, uma bela árvore ou tora de Natal ou Yule!

Comidas e bebidas! Luzes coloridas, vinhos e doces, carnes e coisas quentes!

E bem-vinda a Criança da Promessa, filha da Deusa e do Deus!

Blessed Be!

Alana Morgana

+ artigos

Alana Morgana, Matriarca e Suma Sacerdotisa da Tradição Athena Pronaia-Coven Corujas Lunares, Taróloga, Cartomante e Terapeuta Holística. Fundadora da Escola de Artes Mágikas Alana Morgana (desde 1984).