por Equipe Horóscopo Virtual

O mito de Perseu e o nascer de uma constelação

Os povos antigos gostavam de associar as constelações no céu com as histórias de seus deuses. Os gregos estudavam astronomia e possuíam uma mitologia rica para fazer essas associações. E foi isso que fizeram com a constelação de Perseus.

De acordo com as histórias da mitologia grega, Perseu era filho do deus Zeus, e por isso era considerado um semideus. Entre diversos feitos de Perseu, um dos mais narrados era a sua capacidade de se transformar em uma chuva de ouro e, assim, entrar em lugares deslumbrando todos ao redor. Em uma dessas vezes, ele estava nessa forma e impressionou a amante de seu pai, Danae, e engravidou-a nessa sua passagem. Olhando para o céu, os gregos associaram essa história à chuva de meteoros que acontece na região da constelação de Perseus, então, eles deram o nome a ela de Perséiades. Esse fenômeno acontece até hoje e pode ser visto por volta do dia 12 de agosto em lugares propícios para a observação astronômica.

As estrelas mais brilhantes e notadas na constelação de Perseus são Mirphak e Algol. Mirphak, se observarmos a constelação formando desenhos e símbolos no céu, fica no corpo do semideus Perseu, enquanto Algol estaria na cabeça do monstro mitológico Medusa.

Na mitologia grega, Medusa era uma mulher com cabelos de cobra, e quem olhasse para ela se transformava em pedra. Perseu foi o único aventureiro que conseguiu derrotar o monstro sem se transformar. Ao enfrentar a Medusa, ele olhava para a posição do monstro através do reflexo em seu escudo, e assim conseguiu se movimentar para golpeá-la e decapitar a sua cabeça. Desde então, ele usou essa cabeça como arma contra seus inimigos e ofereceu o símbolo de sua vitória à deusa Athena.

Dessa forma, a estrela Algol, também conhecida como “estrela do diabo”, representa uma parte da Medusa que está nas mãos de Perseu. No simbolismo, ela pode representar a violência da Medusa e que a faz perder a cabeça. Nesse caso, a pessoa inspirada pelo mito de Perseu deve procurar domar seus impulsos violentos para derrotar a sua Medusa interior, e assim se tornar um herói reconhecido e admirado até mesmo pelos deuses.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.