por Erickson Rosa

O que aprendi sobre felicidade

Aprendizados, aprendizados. Segundo psicologia do aprendizado estamos sempre aprendendo. Não importa se de maneira consciente ou não, estamos sempre adquirindo novos conhecimentos. Você está fazendo isso agora mesmo enquanto lê esse texto.

Claro que alguns desses aprendizados ficam marcados profundamente em nossa vida. Esses aprendizados, levamos para nossas vivências e sempre recorremos a eles quando necessário. Quero compartilhar com você hoje três importantes lições que aprendi sobre a felicidade com um Monge Budista, com um Psicólogo e com minha Vó.

Certa vez estava em um templo budista, pois estava buscando me encontrar. Era um momento difícil de minha vida, onde eu não sabia que eu era, ou o que realmente queria em minha vida. Estava perdido. Achava que o mundo não tinha um lugar para mim. Não estava me encontrando emocionalmente, profissionalmente e nem financeiramente.

Foi então que o monge disse algo fundamental para mim. Algo que mudou a forma que via os meus problemas. Ele disse: Tudo nesse mundo é impermanência, temos que entender que nada dura para sempre, inclusive o sofrimento.

Às vezes quando estamos dentro de um mar de dor e sofrimento, achamos que não há saída, que não existe solução para nossa dor. Entretanto, nada pode durar para sempre. Por pior que seja a situação ela irá acabar e terá seu fim. Por isso não sofra em vão, aprenda que cada situação possui seu aprendizado.

Esse aprendizado me leva ao que aprendi com um psicólogo, na verdade um professor. Em uma das aulas de teorias humanistas ele me disse uma frase muito interessante. Durante a aula ele falou que podemos observar as situações difíceis da vida como um aprendizado, como um momento para aprender com aquela situação.

Para exemplificar ele mostrou uma pesquisa que havia sido feita com prisioneiros de guerra, onde esses prisioneiros passaram mais de 15 anos em campos de concentração. Porém, após estarem livres foram questionados se gostariam de tirar esse episódio de suas vidas, de nunca terem tido essa experiência. Todos disseram que não gostariam de retirar isso, pois foi um momento de profundo aprendizado e de grande compreensão. Essa experiência os ajudou a passarem por outras diversas situações de sua vida.

Quantas situações você, talvez, ande reclamando e sem entender que, na verdade, ela é um grande aprendizado para você?

Mas os grandes ensinamentos podem estar também na simplicidade, no cotidiano e nas palavras sábias de quem já viveu bastante e pode nos dizer um pouco de sua experiência. Na cultura japonesa respeitam muito os idosos, pois os consideram grandes professores.

E uma das coisas mais simples e sábias que aprendi foi com minha Vó. Muitos de nós ignoramos os conhecimentos que nossas raízes podem passar para nós; no entanto, pode haver a solução para muitos de nossos problemas nesse conhecimento que relutamos em não querer ouvir.

A sabedoria que aprendi com minha vó é que a felicidade reside em pequenos momentos. Quando era pequeno, minha Vó fazia bolinhos com massa de pão para mim. Aquele momento tão pequeno, tão simples, tão normal, era um momento de incrível felicidade. Eu gostava de vê-la fazendo os preparativos, observar toda confecção do bolo e claro, comer os deliciosos bolinhos. Essa lembrança é a mais forte que tenho dela, de nossos momentos juntos.

Os momentos felizes e simples que passei me fizeram entender que a felicidade está em nossa percepção desses pequenos momentos no aqui e no agora, nesse único momento, o presente. Não precisamos de grandes conquistas ou de incríveis pirotecnias para alcançarmos a felicidade, pois ela reside nos pequenos momentos, singelos e simples.

Uma criança percebe essa simplicidade e encontra a felicidade nos pequenos eventos cotidianos. Você já foi um dia uma criança e pode voltar a experimentar essa felicidade. Garanto a você que vale muito a pena. 

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.