por Equipe Horóscopo Virtual

O que é Déjà Vu?

Literalmente, “déjà vu” é uma expressão francesa que significa "já visto". Mas, se formos levar em consideração o significado deste fenômeno, a explicação é bem mais complexa e inexata. Apesar de ser uma situação bastante vivida por todos, ainda não existem conclusões sobre o que realmente esta sensação representa. Aproximadamente 70% das pessoas já teve esta sensação ao menos uma vez durante a vida toda, mas ninguém consegue explicar com precisão o que resulta nisto.

Dizemos viver um deja vu quando passamos por alguma situação que pensamos ter a certeza de ter vivenciado antes. A sensação pode ser despertada por um cheiro, um gesto, uma palavra, um gosto, uma música ou principalmente a junção de todas estas coisas. O tipo mais comum de deja vu é quando uma cena de nossa vida parece já ter sido estrelada por nós e por todos os outros personagens anteriormente, mas sem que nos lembremos disso. O fato é que ele nunca avisa quando chegará, simplesmente aparece e nos deixa com aquela impressão estranha de familiaridade ao que nunca vivemos. Ou ao menos achamos que nunca vivemos.

Vale ressaltar que tratamos aqui o deja vu como o fenômeno que nos mostra familiaridade a alguma situação e não estamos levando em conta outras situações que envolvam premonição — a sensação ou certeza de que algo acontecerá — e clarevidência — atividade dos médiums que são capazes de observar o mundo exterior sem utilizar os sentidos. Estes seriam assuntos para outros artigos.

Para os espíritas e estudiosos da vida espiritual, bem como para os parapsicólogos, o deja vu nos mostra uma situação que já vivenciamos em vidas passadas. Pode não ter sido exatamente da mesma forma, mas foi com algo muito relacionado, o que nos desperta para um novo já conhecido. Já estivemos lá, mas não temos consciência plena disso.

Já os cientistas apostam que o deja vu seria uma espécie de curto-circuito nas ondas do nosso cérebro que, por algum motivo desconhecido, reagiriam a algo novo como se já fizesse parte de nossa história. Pode também ser uma reação psicológica que nos conecta com situações parecidas e nos deixa sem entender direito se aquilo realmente já aconteceu outras vezes. Para a ciência, o deja vu seria uma falha do cérebro que armazenaria erroneamente memórias recentes no campo destinado a memórias de longo prazo.

O fato é que, como dito anteriormente, não existe uma resposta única e pronta para este fenômeno. Ainda temos muito que percorrer para entender todos os mistérios que a mente nos prega.


Artigo escrito por Roberta Lopes.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.