por Equipe Horóscopo Virtual

O que é o coaching profissional?

Pense em um time de algum esporte. Pode ser de futebol, vôlei, basquete ou qualquer outro esporte que você goste. Por mais que o time possa ter estrelas e jogadores muito habilidosos, eles não conseguem fazer uma boa partida se não tiverem um treinador orientando-os e treinando-os. Por isso o papel do treinador é essencial para o sucesso. Assim como no esporte, os treinadores também são essenciais em outras áreas da vida, principalmente na vida profissional.

É a partir dessa necessidade que surge o coach profissional. Coach é a palavra em inglês para treinador. E, assim como no esporte, o coach aplica os melhores treinos, conhece os seus jogadores e monta uma estratégia para alcançar conquistas. Um bom treinador sabe da importância de lidar com o emocional, com a técnica, com o trabalho em equipe e com a motivação para que todos deem o seu melhor no trabalho.

Podemos encontrar dois tipos de coaching, o formal e o informal. O formal é aquele que utiliza métodos reconhecidos e leva o coaching como profissão dentro de empresas. Normalmente são contratados para desenvolverem os empregados, uma empresa e também costumam dar consultorias. Já o coaching informal possui os mesmos objetivos de desenvolvimento do coaching formal, mas utiliza técnicas e métodos mais diversificados e não necessariamente atuam dentro de empresas.

Agora que você já tem uma noção do papel do coach, reflita se você precisa de um. Você tem ambições profissionais? Você tem metas para realizá-las? Qual é a sua estratégia para que seus planos aconteçam? Você quer fazer um trabalho mediano ou quer ser o melhor na sua área? Dependendo das suas respostas, fica evidente que tipo de coaching você precisa ter para se desenvolver. E, assim como os grandes atletas, os grandes treinadores podem te indicar o melhor caminho para chegar aonde você quer.

Uma dica para encontrar um bom coach é falar com os profissionais que você admira da sua área. Muitos deles podem ter tido um coach para chegar onde estão, seja formal ou informal. Procure conversar sobre o assunto e não tenha vergonha de abordar os melhores da sua área. Você pode se surpreender em como eles estão dispostos a ajudar e, quem sabe, até mesmo serem o seu coach. Se você quer ir mais longe, comece o quanto antes e bom trabalho!


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.