por Equipe Horóscopo Virtual

O que é terapia transpessoal?

Quando buscamos ajuda, o que acontece muitas vezes é ficarmos confusos com as inúmeras opções de tratamentos que existem. Se é difícil saber o que está acontecendo interiormente, imagine então conseguir escolher uma terapia entre tantas que existem! Hoje em dia, podemos encontrar terapias e tratamentos psicológicos e esotéricos dos mais diversos possíveis.

Felizmente, vivemos na era da informação e, assim, podemos nos informar sobre qual tipo de ajuda pode ser a melhor para os problemas que temos. Não existe terapia melhor ou pior que outra, tudo depende da sua necessidade. Cada pessoa é única e passa por problemas únicos, por isso, não é possível determinar qual é a “melhor terapia de todas”.

Por esse motivo acreditamos que vale a pena falarmos aqui no Horóscopo Virtual sobre diversos tipos de terapia, para que possa escolher qual é a melhor para você nesse momento. Hoje vamos falar um pouco sobre a terapia transpessoal.

Ela surgiu da psicologia transpessoal. Esse termo “transpessoal” começou a ser usado na década de 60 para definir um tipo de psicologia que ia além da consciência pessoal da pessoa. A psicologia transpessoal indicava que era possível que a mente pessoal pudesse ser uma consciência mais abrangente que se uniria ao todo, transcendendo a mente individual.

Um dos psicólogos mais conhecidos do século XX, Abraham Maslow, dizia que a psicologia transpessoal era a “quarta força da psicologia”. As outras forças seriam a psicanálise, principalmente conhecida pelos estudos de Freud, a psicologia comportamental, que é muito utilizada hoje em dia dentro de empresas e em tratamentos de dependentes químicos, e a psicologia humanista, que foca no lado humano de autorrealização da pessoa.

A terapia transpessoal abrange diversos estudos e práticas. Como ela lida com estados de consciência que vão além do comum, é possível encontrar terapeutas que utilizem seus conceitos com o uso de métodos como hipnose, meditação e relaxamento.

Com o aumento do interesse das pessoas por esoterismo e religiões que lidam com a ideia de que a consciência existe além da morte, a psicologia transpessoal também tem as suas polêmicas, pois alguns terapeutas a utilizam junto com outras práticas que não pertencem à psicologia, como práticas esotéricas.

Podemos dizer que é um tipo de terapia que pode atrair pessoas que busquem uma consciência que esteja além do pensamento do dia a dia, que é apenas ligado ao concreto. A ideia é transcender e encontrar algo maior, que seja superior, ou até mesmo o todo.

Se você busca algum tipo de terapia, este artigo pode ter te despertado a curiosidade. E essa é a nossa finalidade com ele, pois para tomar uma decisão de qual terapia você quer tentar, a informação sempre ajuda. Mas lembre-se sempre de conversar com especialistas da área para poder sentir em qual deles você sente mais confiança. O importante, independente da vertente da psicologia que eles sigam, é que consigam te ajudar de alguma forma. 


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.