por Valquiria Rita Geraldini

O uso das essências florais para o tratamento do desânimo

Sentir-se desanimado(a) é uma queixa muito comum nos consultórios de Terapia Floral. No livro “Superando o Desânimo” publicado pela Editora Nobel, o autor Chafic Jbeili afirma que é possível identificar o desânimo através dos seguintes comportamentos: adiar projetos, não aceitar desafios, evitar assumir riscos, evitar assumir responsabilidades, ser indiferente, ser impaciente, ter dificuldade de acreditar em elogios, estar sempre pensando que nada saiu ou sairá como planejado.

Ainda segundo este mesmo autor, o desânimo pode provocar males psíquicos e físicos. São eles: baixa autoestima, tristeza, sentimento de menos valia, visão negativista dos fatos, conflitos de valores pessoais, gastrite e úlceras, irritações na pele, obesidade, incontinência urinária, enurese (crianças), disfunções sexuais, alterações do sono, alcoolismo, dores no corpo e alterações da pressão arterial.

Diante deste quadro, é muito importante procurar um profissional para uma melhor avaliação porque um dos sinais da depressão é o desânimo, no entanto, o desânimo isoladamente pode não caracterizar a depressão. A Terapia Floral, através do uso das essências florais, se mostra útil nos casos em que o desânimo é uma queixa. Existem diversas essências florais que podem ajudar. Para exemplificar, vou citar algumas.

Mustard

A primeira delas é Mustard, pertencente ao Sistema dos Florais de Bach, criado pelo médico inglês Edward Bach, que é indicado para os momentos de tristeza e desânimo profundo que aparecem sem motivo. Surgem sem uma causa conhecida, como uma nuvem negra. Mustard vai proporcionar o retorno da felicidade apoiada por uma estabilidade interna que não será alterada em nenhuma circunstância.

Gentian

A segunda delas é Gentian e também pertencente ao Sistema dos Florais de Bach. Gentian é indicada para o desânimo após uma causa conhecida. É excelente para aqueles que desanimam diante dos obstáculos. Gentian é a “flor da fé”. Ela vai proporcionar a confiança e a certeza de que todos os desafios serão superados no final.

Sugiro que, para um melhor acompanhamento de um tratamento, procure um Terapeuta Floral. Os florais não possuem contraindicação e podem ser utilizados por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês. Podem ser usados conjuntamente com qualquer tratamento que também seja necessário. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e manipulação do país. Normalmente são usados tomando-se 4 gotas 4 vezes ao dia. 

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.