por Equipe Horóscopo Virtual

Origem do Horóscopo

Por horóscopo podemos entender o estudo da astrologia para entender as energias de acordo com o tempo em que vivemos. É uma forma de descobrir quais energias estão mais próximas ou não em um determinado momento da sua vida e isso servir de base para refletir sobre qual é a melhor forma de lidar com tudo o que acontece. Hoje temos diversas vertentes da astrologia e tipos de horóscopos, mas quando exatamente surgiu isso? De acordo com registros históricos, essa prática é bem mais antiga do que imaginamos.

Os primeiros registros de horóscopos são do século 7 a.C. Nessa época, as civilizações já observavam o céu e tentavam relacionar os planetas e estrelas com os acontecimentos na Terra. Porém, a astrologia e o horóscopo da forma como conhecemos hoje só começou a tomar forma por volta do século 5 a.C.

Os babilônios foram os primeiros a registrar um sistema de observação dos astros e das constelações, que se parecem mais com o que utilizamos atualmente. Depois dos babilônios, os egípcios e os gregos também deixaram registrados as suas observações dos astros e então começaram a relacionar energias, signos e como identificar a influência na personalidade das pessoas nascidas em cada época do ano.

Os gregos foram os responsáveis pela criação da roda do zodíaco. Eles chamavam essa roda de “círculo dos animais” e associavam com a sua mitologia as constelações que observavam no céu. A partir disso, surgiram as histórias e os símbolos que foram dando forma ao significado dos signos que conhecemos hoje.

Durante os séculos seguintes, após a influência dos gregos na cultura ocidental, os estudiosos de cada época foram aperfeiçoando os estudos e melhorando cada vez mais o cálculo matemático para poderem calcular os mapas astrais e, consequentemente, os horóscopos. Na Europa, diversos reis e rainhas tinham o seu astrólogo pessoal para fazer esses estudos e dar conselhos sobre decisões importantes que eles tinham que tomar. Porém, com o crescimento do cristianismo, muitos estudos de astrologia ficaram restritos a círculos fechados e somente séculos depois viriam a se popularizar e se difundir como conhecemos hoje.

Seja qual for a sua crença em relação aos horóscopos, com essa breve explicação você pode refletir sobre como eles surgiram, há tanto tempo e ainda sobreviveram até hoje.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.