por Equipe Horóscopo Virtual

Os benefícios da aromaterapia

O olfato, um dos nossos sentidos básicos que nos permite sentir o odor das coisas, sempre foi profundamente estimulado. Seja pela grande variedade de marcas de perfume, pelo cheiro de bolo assando no fim da tarde, pela comida ficando pronta na hora do almoço e nos despertando a fome ou pela infelicidade de cruzar o caminho de alguém cujo banho já passou da validade. Fato é que o cheiro é uma das coisas que mais nos lembramos ao pensarmos no passado; o cheirinho de uma boneca da infância, do perfume da vovó ou daquela viagem que fizemos. O cheiro é tão importante que, inclusive, passou a ser trabalhado pela publicidade nos últimos tempos - colocar aromas característicos em produtos pode aumentar as vendas. Além disso tudo, saiba que o olfato também pode trazer inúmeros benefícios ao nosso bem-estar e à nossa saúde, através da aromaterapia.

A aromaterapia é um ramo da fitoterapia que visa promover a cura, bem-estar e melhoria de qualidade de vida nas pessoas, através do estímulo sensorial feito por aromas, geralmente extraídos de plantas e óleos essenciais. Podem ser aplicados através de massagens, águas de banho, inalação ou infusão para o ambiente. Os aromas tratam não somente o físico, mas também o lado psicológico de cada um. Vale dizer que se for aplicado na pele, o aroma deve ser diluído em óleo especializado para este fim. Os aromas devem sempre ser advindos de produtos de primeira qualidade e, de preferência, certificados.

Geralmente, o tratamento feito através dos aromas é um complemento a outras terapias e pode ser feito em conjunto com um especialista para obter melhores resultados. No entanto, incensos e óleos essenciais são vendidos sem prescrição alguma e dificilmente podem ter alguma contraindicação - salvo alergias a algum dos componentes. Se você costuma desenvolver alergia facilmente, tem problema respiratório ou costuma ter reações dermatológicas, sugiro que procure um especialista e sempre comece com pequenas doses para não se prejudicar. Para fazer um tratamento mais efetivo e com resultados melhores, é sempre bom fazer uma avaliação física e psicológica para descobrir suas verdadeiras necessidades.

Porém, alguns aromas costumam ser praticamente universais e trazem benefícios para qualquer pessoa que tenha os objetivos descritos. Abaixo, relacionamos alguns deles, confira:

Lavanda

Coloca a pessoa em equilíbrio no aspecto mental, espiritual e físico. Também desintoxica, cicatriza e regenera tecidos, além de ser eficaz contra estresse e insônia.

Cardamomo

É analgésico e digestivo; promove bem-estar amenizando dores musculares e desconfortos do trato digestivo. Também é eficiente contra frigidez, pois estimula o apetite sexual.

Eucalipto

Muito eficaz para amenizar doenças respiratórias e reumáticas. Serve como repelente de insetos - assim como a citronela - e também é bactericida.

Jasmim

Um ótimo relaxante, tanto muscular como dos nervos. É capaz de provocar um estado de pleno controle, mas sem funcionar como sedativo. Se aplicado diretamente na pele, é um ótimo regenerador de peles maduras e secas.

Rosa

Indicado para tratamento antidepressivo e de falta de autoestima. Também promove melhoras em doenças ou distúrbios dos sistemas digestivo, nervoso e circulatório.

Manjericão

Um dos aromas com a maior gama de benefícios. Ele auxilia no tratamento de vários problemas, entre eles: dor de garganta, má digestão, prisão de ventre, cólica, ansiedade e insônia.

Para alguns tratamentos é indicada uma combinação de aromas, que juntos podem conferir um resultado mais rápido e eficaz. Procure um especialista e inclua a aromaterapia na sua vida, o resultado, sem dúvida, será extremamente benéfico e até mesmo, surpreendente.


Artigo escrito por Roberta Lopes.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.