por Equipe Horóscopo Virtual

Os elementos cósmicos do Horóscopo Chinês

Para os chineses, o mundo tem cinco elementos cósmicos que, juntos, formam a perfeita harmonia universal. Para eles, a vida é segmentada em grupos de dez anos — dentro de cada década, cada biênio é regido por um destes elementos: o Fogo, a Terra, o Metal, a Água e a Madeira. Cada elemento tem forças e fraquezas proporcionais, assim como são igualmente importantes para cada ser humano.

No chamado “ciclo de geração”, cada elemento acrescenta e auxilia o elemento seguinte. O Metal, quando recipiente, mantém a Água; A Água, por sua vez, nutre a Madeira e a faz crescer; A Madeira possibilita o surgimento do Fogo, queimando-a; o Fogo queima qualquer um dos elementos e os faz retornar para a Terra e, por fim, da Terra, extraímos o Metal.

Depois, há o “ciclo de dominância”, que aborda o contrário: as fraquezas de cada elemento perante o outro. Entenda: o Fogo é capaz de derreter o Metal em líquido; a Água é capaz de controlar (ou, até mesmo, extinguir) o Fogo; a Terra absorve a Água; A Madeira consegue segurar a Terra; já o Metal, quando machado, por exemplo, corta a Madeira.

No Horóscopo Chinês, diferentemente do horóscopo ocidental, absolutamente todos os signos do Zodíaco são representados por animais. A Madeira é representada pelo Tigre, o Coelho e o Dragão; a Terra pelo Boi, pela Cabra e pelo Cão; o Fogo pela Serpente e o Cavalo; Já o Metal é representado pelo Macaco e pelo Galo e, por fim, o Rato e o Porco representam a Água.

Há a representação fixa de um animal para um elemento e, também, a representação que acontece de doze em doze anos. Sendo assim, uma combinação específica, como um Coelho de Fogo, por exemplo, acontece uma vez a cada 60 anos. Quando uma combinação dessas acontece, o signo é regido tanto pelo elemento fixo quanto pelo rotativo.

Cada elemento também apresenta características específicas que determinam como a pessoa regida por ele é.

Madeira

Pessoas dominadas pela Madeira são seres que dão valor a tudo o que têm e possuem interesses bastante diversificados.

Fogo

Já pessoas do elemento Fogo são bastante confiantes e, por isso, tendem a tomar a liderança de todas as situações. Entretanto, também são pessoas com tendência ao egoísmo e à impaciência.

Terra

Já as pessoas do elemento Terra têm, literal e essencialmente, os pés no chão. Sabem administrar o que possuem e maximizam os resultados. Com isso, vivem confortavelmente seguros — o que, muitas vezes, pode ser um problema.

Metal

Pessoas nascidas sob o elemento Metal não abandonam seus objetivos e desejos, além de fazerem o que for preciso para alcançar o sucesso que almejam. Com isso, são extremamente determinadas. Porém, também podem ser inflexíveis e teimosas.

Água

Já pessoas regidas pelo elemento Água são excelentes comunicadoras e extremamente persuasivas, assim como o próprio elemento. São, também, intuitivas e imponentes. Mas, novamente como o elemento Água, podem se tornar completamente inconstantes e imprevisíveis.

O Horóscopo Chinês é determinado em 12 anos — diferente do ocidental, que acontece em 12 meses. Além disso, há também o ciclo de 60 anos, que surge com as combinações dos elementos com os animais.

É interessante perceber todas as diferenças astrológicas entre o Ocidente e o Oriente e como os respectivos horóscopos funcionam e se comportam. E você, leitor, acompanha o Horóscopo Chinês?


Artigo escrito por Giovanna Frugis.

 

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.