por Hellen Reis Mourao

Os signos e os príncipes de contos de fadas

Os signos do zodíaco apresentam algumas pequenas diferenças entre homens e mulheres.

Os príncipes dos contos de fadas mostram um pouco como as características dos signos se mostram nos homens. Mas as mulheres também podem se beneficiar com a leitura, para compreender seus companheiros, pais, irmãos, amigos e seu próprio lado masculino interior. 

Áries: Aladdin (Aladdin)

O ariano costuma ser corajoso e com coração nobre. O homem de Áries muitas vezes se sente obrigado a manter uma imagem heroica.

Aladdin, o herói da animação homônima, apesar de ser um príncipe apresenta um coração bem nobre e sonha em se tornar príncipe. Representando bem o homem de Áries, que tem, às vezes dificuldade de reconhecer sua humanidade, porque está muito envolvido no mundo dos mitos.

Os arianos também possuem dificuldade em aceitar a realidade, assim como Aladdin, que vive sonhando e não aceita a sua condição pobre.

Esse homem também é muito idealista e por vezes parece uma criança (bem Áries que é considerado a criança do zodíaco). Aladdin também se comporta como criança fazendo as travessuras e brincadeiras, que às vezes podem ser bem irritantes para os outros signos.

Assim como Aladdin, o ariano também é passional e impulsivo. Mas pelo lado positivo, esse homem nunca aceita a rotina e pode ser muito inspirador, pois assim como Aladdin ele possui paixão, garra e capacidade de mudança

Touro: Kristoff (Frozen)

Bem ele não é propriamente um príncipe, mas sem querer acaba se tornando ao se casar com Anna.

Touro é um signo muito físico e o homem de Touro reúne todos os aspectos daquilo que a sociedade considera masculino: desde roupas e gestos até uma possessividade digna de um homem das cavernas.

Kristoff é bastante físico, trabalha quebrando gelo. Além disso, é um tanto “tosco”.

O taurino tem um temperamento prático, vemos isso em Kristoff quando ele questiona Anna a respeito do amor à primeira vista dela por Hans.

A inteligência taurina faz com que ele saiba quem é quem, e o faz viver no presente, tirando proveito do aqui e agora. Assim como Kristoff que não se deixa iludir por fantasias infrutíferas. 

Mas quando se apaixona o taurino sabe valorizar seus sentimentos e cuida e defende aqueles que ama. 

Gêmeos: Flynn Rider (Rapunzel)

O geminiano parece ter duas pessoas dentro de si: um ser gentil e delicado e outro frio, forte e determinado. A verdade é que se trata de um ser bem complexo.

O geminiano está em constante movimento e ele também não demonstra suas emoções.

O representante desse signo pode ser Flynn Rider da animação Rapunzel. Ele é ágil e está sempre em movimento. Rider é extremamente cético em relação aos sentimentos, mas acaba se apaixonando por Rapunzel, mostrando seu lado doce e protetor, como um bom geminiano.

Rider também é sedutor e atraente, algo muito comum nos geminianos. Ele também tem várias habilidades como esgrima, equitação e manobras em muralhas e torres.

Mas ele também mostra o lado negativo de Gêmeos: ele é malandro!

Gêmeos é regido por Mercúrio: o deus da inteligência, astúcia, mas também dos ladrões (passatempo inicial de Rider).

Câncer: Philip (A Bela Adormecida)

Pode haver um estranhamento inicial em relação ao príncipe da Bela Adormecida e o signo de Câncer. Mas há algo nele, que poucos conhecem e que vemos apenas no conto original de Charles Perrault: ele possui um complexo materno imenso.

O canceriano é sensível, com personalidade forte, determinado e nunca é indiferente a alguém ou algo. 

Philip é determinado, pois decide, mesmo em meio ao perigo, salvar a princesa.

No entanto, o que pouco se conhece é que no conto, após o casamento, o príncipe esconde que casou de seus pais e traz a esposa com seus dois filhos somente após a morte do pai. Em seguida, ele deixa a esposa e os filhos sob os cuidados de sua mãe para ir à guerra. O que ele ignora é que sua mãe tenta matar a princesa e as crianças.

Essa ligação com a mãe é típica do canceriano, que pode ser engolido por ela e passar a vida toda sendo o eterno filhinho. E isso pode ser bem irritante para quem se relaciona com ele.

Leão: Príncipe Naveen (A princesa e o sapo)

O leonino tem uma personalidade forte e grande carisma. É vaidoso, tem vitalidade, brilho e alegria. 

Naveen, da animação A Princesa e o sapo, é um típico leonino: charmoso, sedutor, carismático, divertido e com uma imensa estima por si mesmo. Um verdadeiro príncipe!

Naveen adora dançar, cantar e aparecer, algo muito típico do leonino que é muito ligado às artes.

No entanto, ele mostra o lado negativo do leonino também: ele é egoísta, preguiçoso e desconsidera o sentimento dos outros

Virgem: Dimitri (Anastasia)

Dimitri também não é um Príncipe, nem é da realeza. 

No início do filme ele se mostra como um charlatão, faceta essa que pode aparecer nos virginianos, pois são regidos por Mercúrio, o senhor dos ladrões e da mentira.

Mas ele se apaixona por Anastácia de verdade. E um virginiano apaixonado, apesar de cerebral, pode ser alguém romântico e protetor.

Quando criança, Dimitri ficava na cozinha da família real e ajudou Anastasia a escapar do tumulto que colocou sua família em perigo. Ser uma força motriz atrás dos bastidores apetece muito o virginiano, que é um ser muito tímido.

Essa timidez esconde uma tremenda insegurança e incapacidade de confiar em seus próprios dons

Libra: Encantado (Branca de Neve)

Esse príncipe, que não tem um nome, passeia em um cavalo branco, canta com os pássaros e é romântico. O beijo de amor verdadeiro salva a princesa do feitiço da madrasta.

O romantismo, a delicadeza, a doçura e o charme lírico do Príncipe da Branca de Neve o aproxima do signo de Libra.

Libra que é regido por Vênus é o signo das associações, da beleza, do equilíbrio e apesar de ser racional depende muito da aprovação do outro.

O Príncipe encantado adora cantar e admirar a beleza da natureza, como um típico libriano que aprecia a beleza e as artes.

Encantado também não gosta de conflitos e se preocupa com o bem-estar dos outros. Enfim esse é o Príncipe por excelência.

O grande problema do libriano é a indecisão e a fuga de conflitos.

Escorpião: Adam (A Bela e a Fera)

Adam, o príncipe Fera, mostra algumas características de Escorpião.

Em primeiro lugar ele sofre profundas transformações. De príncipe a Fera e de Fera a príncipe.

Transformações profundas é a grande característica de Escorpião. 

Além disso, esse homem conhece o lado mais negro da alma humana, ele conhece a Fera interior, e isso torna o escorpiano capaz de compreender as mazelas humanas.

O lado negativo de Escorpião é o fato de ser controlador: Adam, apesar de gentil quer que Bela se submeta aos seus caprichos e quer que ela viva reclusa em seu castelo. No entanto, a princesa lhe ensina a amar de forma profunda.

Escorpianos possuem um grande amor dentro de si, mas seu medo muitas vezes não permite que confiem em ninguém

Sagitário: Capitão John Smith (Pocahontas)

John Smith é aventureiro, desbravador e adora viagens. Características típicas de um sagitariano.

Ele também é corajoso, visionário e leal aos seus princípios (ele mais do que ninguém compreende os ideais de Pocahontas). 

Como sagitariano, se interessa pela natureza e pela cultura muito diferente da sua. A aquisição de novos conhecimentos é muito importante para o sagitariano, por isso ele não permite que nada, nem ninguém impeça a expansão de seus horizontes.

Outra característica sagitariana de Smith é a paixão por uma estrangeira. Romances com alguém de outra cultura ou país atrai os sagitarianos.

Do lado negativo: eles não obedecem, nem escutam ninguém, o que os fazem se meter em inúmeros problemas. 

Capricórnio: Li Chang (Mulan)

Li Chang, o capitão do exército em Mulan é persistente, realista e não relaxa enquanto não cumpre o seu dever.

Todas essas características o aproximam do signo de Capricórnio. 

Capricornianos, assim como Chang, podem se tornar líderes altamente capazes, caso se dediquem à uma causa.

A disciplina, a racionalidade, a maturidade e a dedicação ao trabalho também são aspectos positivos da imagem arquetípica de Capricórnio, vistas em Chang.

Mas nem tudo são flores. Capricornianos não relaxam, são rígidos e demoram a se permitir sentir algo. O amor em Capricórnio é medido por uma conta gotas interno. Basta ver como Chang demora a constatar que ama Mulan

Aquário: Príncipe Henry (Cinderela)

O signo de Aquário não gosta do comum. É um inconformado e original, mas que às vezes cai no tradicionalismo devido a um dos seus regentes: Saturno.

O Príncipe Henry, apesar de ter uma ligação forte com o pai e respeitar as leis e tradições (Saturno), é bastante original e transgressor ao se casar com uma mulher do povo, e não com uma princesa.

Ao propor um baile onde todos estão convidados, ele mostra ser bastante aquariano, pois esse é o signo do visionário social, daquele que quer quebrar as paredes que separam as classes sociais

Peixes: Eric (A pequena sereia)

Um sonhador fora da realidade! Essa é a característica mais marcante do pisciano. E vemos isso muito bem no Príncipe Eric da animação A Pequena Sereia.

Ele é um verdadeiro príncipe: romântico, sonhador, delicado, idealista, em busca do amor perfeito e idealizado. Isso a princípio é muito lindo, até que ele mostre a sua outra face.

Piscianos, assim como Eric, não vivem na realidade. Eric ainda vive em um mundo de sonhos, conversa com o cachorro e não assume nenhuma responsabilidade, parecendo uma eterna criança.

Ele se apaixona por uma sereia, ou seja, um ser mitológico. Isso mostra que o amor para Peixes é idealizado e surreal. Ele parece não estar vendo a mulher real em um relacionamento.

Eric também esquece Ariel no dia seguinte e não a reconhece. Bem o pisciano que é mutável, em um dia pode te amar loucamente e no outro nem olhar na sua cara.

Hellen Reis Mourao

+ artigos

Analista junguiana. Formada em psicanálise e psicologia analítica. Especializada em Mitologia e Contos de Fadas. Atendimentos em psicoterapia.