por Maíra Jara

Os sucessos dos anos 80, 90 e 2000

Anos 80

Nesta época o Brasil vivia uma época muito conturbada com a ditadura, e algumas músicas ficaram bem marcadas por isso. Existem músicas desta década que fazem sucesso até hoje. Dois cantores nacionais que fizeram muito sucesso nos anos 80 foram Cazuza e Rita Lee.

Cazuza

Cazuza começou sua carreira como vocalista da banda Barão Vermelho, onde ganhou fama com composições como “Pro dia nascer feliz” e “Todo amor que houver nessa vida”. Já como carreira solo, o cantor fez sucesso com “Exagerado”, “Brasil”, “Faz parte do meu show” e muitas outras. Em 1989, Cazuza declarou ser soropositivo e em 1990 acabou falecendo pela doença.

 

Rita Lee

Conhecida como Rainha do Rock Brasileiro, Rita Lee começou sua carreira com o rock, mas passou por muitos outros gêneros. É uma das artistas que mais influenciou os demais músicos brasileiros e participou de importantes revoluções na música e na sociedade. Suas canções têm um ar irônico e com a reivindicação da independência feminina, algumas que fizeram sucesso foram “Lança Perfume”, “Baila Comigo” e “Erva Venenosa”. Rita Lee continua fazendo sucesso até hoje.

 

Anos 90

Nesta década nasceu o famoso gênero Dance Music, um sucesso estrondoso que surgiu na Europa e depois chegou ao Brasil. Com certeza, muitas pessoas ainda têm músicas desta década em seu computador, já que elas marcaram muito e ficaram na mente das pessoas. Mamonas Assassinas e Michael Jackson marcaram esta década, junto com muitas outras bandas e cantores.

 

Mamonas Assassinas

Inicialmente, a banda formada em Guarulhos, tinha o nome de Utopia. A banda teve uma carreira de sucesso muito curta, de menos de um ano, mas marcaram a história da música brasileira. Qualquer pessoa já escutou alguma música deles, como “Vira-vira”, “Mundo Animal” e “Pelados em Santos”. Em março de 1996, o grupo sofreu um acidente aéreo que ocasionou morte de todos os integrantes.

 

Michael Jackson

O cantor começou sua carreira na banda Jackson 5, formada por ele e seus irmãos. Depois de começar sua carreira solo, ficou conhecido como o Rei do Pop, e seus álbuns foram uns dos mais vendidos. Alguns de seus sucessos são “Thriller”, “Billie Jean” e “Black or White”. Em 2009, o cantor morreu após uma intoxicação aguda com um anestésico, entretanto, suas músicas são muito escutadas até hoje.

 

Anos 2000

Nesta década, os ritmos que ganharam um grande espaço no Brasil foram o forró moderno, o funk carioca e o pop. No mundo, a música eletrônica fez a cabeça de muitos jovens. Os destaques internacionais foram Black Eyed Peas, Eminem, Chris Brown e outros. Já no Brasil foram muitos os cantores e bandas que fizeram sucesso nesta década, como Kid Abelha, Sandy e Junior, Seu Jorge, Charlie Brown Junior e outros.

 

Charlie Brown Junior

A banda foi formada em Santos em 1992, e misturou vários ritmos. Alguns de seus sucessos foram “Lugar ao Sol”, “Hoje eu acordei feliz” e “Senhor do tempo”. As músicas “Te Levar” e “Lutar pelo que é meu” foram tema de Malhação, da rede Globo. Em 2013, Chorão, cantor e fundador da banda, faleceu por overdose. Depois dele, no mesmo ano, o baixista Champignon também foi encontrado morto.

 

Sandy e Junior

Foi uma dupla formada pelos irmãos Sandy e Junior Lima, filhos do cantor sertanejo Xororó, eles começaram a carreira muito cedo como cantores-mirins. Com 17 anos de carreira, com foco ao público infantil, fizeram sucesso com canções como “Dig-Dig Joy”, “Era uma vez” e “Vamo Pulá”. Em 2007, a dupla se separou, e Sandy seguiu carreira solo. 

 

Maíra Jara

+ artigos

Aquariana, sonhadora e apaixonada por fotografia e pela vida. Meio indecisa, mas persistente. Acredito no poder das palavras e dos olhares para tornar o mundo melhor!