por Erickson Rosa

Os três ensinamentos do Reiki para evitar a depressão

O Reiki por si só é uma técnica maravilhosa. Ele resume de maneira esplêndida o poder da cura que os seres iluminados carregam. Esse poder nos é fornecido através das sintonizações e possui a capacidade de trazer a cura em todos os níveis de nossa vida.

Mas o Reiki também possui uma virtuosidade em seus lemas e ensinamentos. Podemos, através desses lemas, retirar grandes conhecimentos e sabedorias para trazer à nossa vida mais alegria e afastar a dor e sofrimento que estão presentes nesse mundo.

A depressão é quando passamos a observar a vida de forma triste. Estamos com tanta tristeza em nosso interior, que ela acaba por transbordar por nossos olhos. Enxergamos as situações por uma ótica pessimista e nada parece resolver a tristeza que jorra por nosso coração. Isso ocorre porque nos desconectamos com nossa sabedoria interior. Ficamos apegados às situações que ocorrem em nossa vida, sem entender que as geramos pela lei de causa e efeito. Não compreendemos que em nossa vida tudo acontece por uma razão, seja para aprendermos, seja para nos conscientizar.

O Reiki oferece abrigo do sofrimento e dor através de seus lemas. Nesse texto fornecerei abrigo a você mostrando três dos lemas que ajudarão você a superar a tristeza que hoje mora no seu coração.

1º Lema – Agradeça todas as bênçãos

Agradecer faz brotar em nós o sentimento de abundância. Faz com que liberemos o pensamento de escassez presente em nossa atual visão da realidade. Você pode começar a agradecer por coisas que consideramos simples, mas que são de total importância e que sem elas não sobreviveríamos, como a luz do sol, a água da chuva, o oxigênio abundante para seus pulmões, etc.

Você pode criar o hábito de anotar pelo menos três coisas boas que ocorreram em seu dia e agradecer por elas, pois isso fará que você mude sua visão da realidade, evitando assim a tristeza que pode se transformar em depressão.

2º Lema – Ser gentil com todos os seres

Compreender esse lema é entender que a felicidade reside em trazer benefício a todos os seres. Encontramos a felicidade quando olhamos para a vida do outro com compaixão. Saímos da visão curta de nossa individualidade, para a visão ampla e amorosa de que estamos aqui para servir e ajudar.

Quando exercemos a gentileza para com todos os seres, passamos a ver o mundo com outros olhos. A amargura e tristeza não podem nos atingir, pois onde há compaixão não pode haver dor e sofrimento.

3º Lema - Evite a preocupação

A intensa preocupação nos leva a ansiedade extrema, que por sua vez nos leva a tristeza e depressão. Essa armadilha está presente em nossa vida diariamente. Quando estamos preocupados estamos vivendo a ilusão da preocupação. Você não está vivendo o momento presente, você está alimentando sua alma e sua mente com pensamentos de medo, de possíveis acontecimentos trágicos e isso nada tem de real.

Libertar nossa mente da preocupação significa trazer nossa atenção para o aqui e o agora. Quando você toma um chá e está pensando em suas preocupações, você não está tomando o chá. Você está tomando seus problemas. Saboreie cada momento presente sem se preocupar.

Existe um ditado budista que diz que quando há solução para uma situação não há nada com que nos preocuparmos, quando não há solução para uma situação, também não há nada com que nos preocuparmos.

Exercite esses lemas mesmo não sendo reikiano. Isso fará você sair da tristeza, pois afinal ela é apenas um ponto de vista.

 

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.