por Giuliana Alves

Pratiquemos a Gratidão!

Sentir gratidão é algo que precisa ser exercitado diariamente. Costumamos agradecer por serviços prestados, presentes recebidos, gentilezas...como manda a boa educação. Se formos bem sinceros, vamos perceber que não sentimos a gratidão que estamos expressando, falamos “obrigado” automaticamente, sem sentir nada, apenas para que os outros vejam em nós uma pessoa educada.

Quando se começa a buscar o sentimento de gratidão dentro do coração, é normal se sentir perdido e não conseguir encontrar, porém, o fato de voltar a sua atenção para essa questão já começa a promover mudanças... Você começa a perceber que há muitas coisas em sua vida pelas quais deve se sentir grato. Percebe também que, mesmo se sentindo bobo e sem sinceridade alguma, deve também começar a agradecer pelas coisas que te desagradam, mas estão ali para te fazer crescer e aprender.

Experimente buscar esse sentimento dentro de si, agradecendo por coisas simples, e procurando sentir-se grato. Uma boa forma de começar é sentir gratidão pelos que te trazem conhecimento. Lembrar, por exemplo, daquele professor do ensino fundamental que te fez gostar de ler aos 7 anos, e te fez ser quem você é hoje, sentindo-se grato por ter tido alguém na sua infância que te ensinou. 

Quando você sai de casa, erra o caminho e chega atrasado no trabalho, normalmente, fica com raiva. Experimente transformar esse sentimento em gratidão, agradecendo, por exemplo, por ter visto uma linda borboleta azul no caminho errado, que jamais teria visto se isso não tivesse acontecido. Ao fazer esses exercícios de gratidão, é muito importante buscar o sentimento pelo sentimento, sem esperar algo em troca.

Pode parecer difícil e sem sentido, mas com o tempo, essa mudança de pontos de vista começa a transformar a sua realidade de dentro para fora, atraindo abundância e te dando cada vez mais motivos para sentir gratidão, da mesma forma que reclamar de tudo e sentir-se injustiçado atrai ainda mais coisas para reclamar.

Namastê!

Giuliana Alves

+ artigos

Instrutora de Yoga, formada em Educação Física pela FMU, e Pós-Graduada em Yoga e Cristaloterapeuta. Taróloga há 16 anos. Atualmente atendendo no Espairecer Espaço Luz e Harmonia.

Espairecer Espaço Luz e Harmonia
Rua Floriano Peixoto 2146
Jd. Sontag - Salto - SP