por Erickson Rosa

O primeiro passo para você começar a meditar

Antes de falarmos sobre o primeiro passo para você começar a meditar, é importante que entenda o porquê da meditação ser importante e porque você deve começar a praticar o quanto antes.

Vamos começar explicando porque meditar é importante.

Meditar é uma forma que temos de descansar nossa mente e diminuir o fluxo de pensamentos. Meditar faz com que nossos sistemas endócrino e imunológico fiquem equilibrados. Em outras palavras, reduz a possibilidade de você ficar doente.

Mas a meditação vai além disso. Ela regula a produção de neurotransmissores importantes, como o cortisol, a serotonina e a noradrenalina. Todos esses neurotransmissores estão ligados à ansiedade e ao estresse.

A meditação faz com que você diminua o estresse e a ansiedade, trazendo mais bem-estar e tranquilidade para você. Ela também diminui o fluxo de pensamentos e permite que você consiga melhorar sua capacidade de concentração e de resolução de problemas.

Mas por que é tão importante começar a meditar?

A meditação pode ser comparada a tomar um banho, mas um banho para mente e para alma. É natural para nós a limpeza do corpo diária, mas não a limpeza da mente.

Por isso não é comum pessoas ansiosas, tensas, depressivas e com os mais diversos problemas emocionais. A limpeza dos pensamentos e emoções não é um hábito em nossa vida.

A meditação deveria ser encarada como uma limpeza diária e não como uma prática salvadora. Limpar a mente e as emoções é extremamente necessário para que se tenha uma qualidade de vida positiva.

E por onde eu começo?

A meditação deve começar pela compreensão de que ela é a diminuição do excesso de pensamentos e que devemos focar nossa atenção em apenas uma coisa.

Isso reduz o fluxo intenso da mente e faz com que você volte sua atenção para o aqui e o agora. Dessa forma sua mente acaba descansando, também diminuindo a pressão sanguínea, responsável pelas dores de cabeça.

Você pode começar aceitando os sons que estão a sua volta e harmonizando-se com o ambiente. Sente-se em um local aonde ninguém vá lhe interromper e comece a prestar atenção aos sons que este lugar possui.

Não resista aos sons ambientes, mesmo que eles pareçam lhe atrapalhar. Aceite eles como parte de sua meditação. Preste atenção nesses sons, pois esse é o primeiro passo. Você está com atenção apenas no som e isso reduz seu fluxo de pensamentos.

Isso fará você iniciar o processo meditativo e começar a romper a primeira barreira que é a do corpo. Você sentirá que sua mente está focando apenas no som e não lutará mais contra essa barreira.

Por isso comece a meditar hoje mesmo, comece a praticar a atenção em apenas uma coisa, nem que essa coisa seja o barulho que você acredita estar atrapalhando sua meditação.

Você pode começar com apenas cinco minutos diários. Comece pouco e pratique diariamente para ir avançando rapidamente. Torne um hábito também a limpeza de pensamentos e emoções tóxicas. Aproveite os benefícios dessa prática e comece hoje a ser feliz. 

Erickson Rosa

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Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.