por Erickson Rosa

Reiki e a inteligência emocional

Você sabe o que é inteligência emocional? E sabe como isso pode ajudar você em sua vida? Bem, caso não saiba muito bem o que é, continue lendo este texto e descobrirá sua real importância, como também a importância do Reiki para essa característica.

Porém, quero dividir esse assunto em duas partes. A primeira falando sobre a inteligência emocional e sua grande importância e a segunda parte sobre como o Reiki ajuda você a aumentar sua inteligência emocional.

Inteligência emocional

A emoção é uma grande força presente no ser humano. Ela é capaz de gerar grande poder de realização e uma grande energia de motivação. Contudo, quando usamos nossa emoção longe do campo da razão, deixamos a emoção guiar nossa vida e acabamos por ser dominados por ela.

Inteligência emocional nada mais é do que a capacidade de se regular, de controlar essa energia de maneira sábia, de compreender as próprias emoções e fazer bom uso delas. Quando alguém faz algo que mexe com sua emoção, que gera um descontrole emocional em você, o que ocorreu é que você entregou a chave de suas emoções a essa pessoa, essa chave é que liberta as suas emoções, que são tão poderosas que cegam sua decisão consciente.

Quando somos dominados pela emoção, não conseguimos distinguir com clareza as decisões corretas. Falamos sem pensar, magoamos sem pestanejar e com isso aumentamos o sofrimento.

Quando aprendemos a nos autorregular, ou seja, a controlar a cascata de energia emocional que brota em nossa interior, obtemos uma ferramenta poderosa, que nos auxilia na realização de quaisquer objetivos. Aprendemos a usar essa força criadora a nosso favor.
É fundamental desenvolvermos essa inteligência para uma vida com mais qualidade e com mais equilíbrio interior. Quanto mais aumentarmos essa inteligência, mais conseguiremos controlar impulsos, canalizar a emoção para situações adequadas, aumentar a motivação e gerar mais felicidade.

Porém, fica uma pergunta: Como aumentar a inteligência emocional?

Isso nos leva a segunda parte.

Reiki na inteligência emocional

A resposta para a pergunta acima é aumentarmos a capacidade de controlarmos nossa emoção. De abrirmos a jaula de nosso leão interior conscientemente, domando a nós mesmos. O Reiki opera muito bem nesse sentido, pois equilibra os centros energéticos de nossas emoções, ou seja, os chakras.

Quando canalizamos a energia do Reiki, essa opera em nosso campo sutil, melhorando e tratando os caminhos por onde a energia sutil passa. Além disso, o Reiki também trabalha emoções que estão mal elaboradas em nosso interior. O Reiki faz com que tenhamos maior consciência de nossas emoções e daquilo que as gerou.

Nosso campo emocional não brota de um dia para o outro, o que significa que cada emoção possui uma história, uma razão de existir, seja essa positiva ou negativa. Para que você melhore sua conexão interior com suas emoções, vou lhe ensinar uma técnica que usei e ainda uso para o desenvolvimento saudável de minhas emoções.

Pegue um caderno em branco e desenhe os símbolos do Reiki (caso não tenha recebido os símbolos ainda, não se preocupe, funciona assim mesmo). Reserve 10 minutos do seu dia para escrever todas as emoções que você lembra ter sentido durante o seu dia. Escreva mesmo que não faça muito sentido. Quando começar, tente não deixar a lógica interferir em sua lembrança. Coloque tudo para fora, apenas escreva o que sentiu. Depois de passado os 10 minutos, pare de escrever, leia calmamente cada palavra e reflita sobre elas. Agora reserve cinco minutos para canalizar o Reiki em seu caderno. Essa canalização fará você abrir um novo nível de compreensão de sua emoção e, quando compreendê-la, você conseguirá dominá-la melhor.

É fundamental sermos mestres de nossas emoções, pois se não as dominamos elas acabam por nos dominar. Seja o mestre de sua emoção ou então acabará por ser escravo dela.

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.