por Valquiria Rita Geraldini

Relaxe com o auxílio da Terapia Floral

Ah! O tempo livre! Um luxo dos tempos modernos! Como é bom ter mais tempo para nós mesmos, para fazer todas as coisas de que gostamos! Viver esses momentos que nos proporcionam prazer, relaxam a mente e o corpo, reduzem o estresse e proporcionam equilíbrio emocional. Mas, apesar de todos esses benefícios, é tão difícil encontrar um tempo na agenda? 

Na maioria das vezes, não nos damos tempo para nada. Já saímos da cama pela manhã atrasados, tomamos o café rapidamente cronometrando os minutos, saímos de casa correndo já imaginando o trânsito que vamos enfrentar no caminho. É importante compreender que o tempo é algo fixo e não é possível modificá-lo. A solução é mudarmos a organização das nossas atividades para não ficarmos com a sensação de estarmos constantemente atrasados. Aprender a planejar a agenda deixando alguns intervalos entre um compromisso e outro. Desta forma, não haverá a sensação de se sentir pressionado a realizar as tarefas diárias como se estivesse correndo contra o relógio. É importante também fazer uma reflexão sincera sobre a velocidade com que está executando suas atividades. Caso observe que está indo rápido, respire fundo e desacelere. Às vezes, 15 minutos ouvindo uma música bonita já é suficiente para recarregar a energia. Obrigar-se a tirar pelo menos 15 minutos por dia para você mesma: ler um livro, tomar um pouquinho de sol (nem que seja da janela ou da sacada), cuidar de plantas, fazer uma breve caminhada com o cachorro também pode ser uma excelente estratégia para conseguir tempo. 

Segue então uma lista de essências florais que podem nos ajudar a desacelerar: 

Lavender

Diminui o desassossego, a irritabilidade, o nervosismo e a superestimulação, relaxando e restabelecendo o equilíbrio emocional. 

Dandelion

Diminui a hiperatividade e a agitação. É indicada para as pessoas que fazem esforços além da capacidade e sofrem de esgotamento por excesso de tensão. 

Oak

Indicado para aquelas pessoas que, apesar de exaustas, continuam lutando. Normalmente são pessoas que ignoram seus limites, sempre fazendo mais do que o normal. Oak vai ajudar a pessoa a reconhecer que precisa descansar. Vai auxiliar para que a energia perdida seja restaurada. 

Lavender e Dandelion são essências florais pertencentes ao Sistema de Florais da Califórnia criado por Patricia Kaminski e Richard Katz. Já Oak pertence ao Sistema dos Florais de Bach criado pelo médico inglês Edward Bach. 

Os florais não têm contraindicação e podem ser utilizados por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês. Podem ainda ser usados como coadjuvante com qualquer outro tratamento que seja necessário. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e manipulação do país. Normalmente são utilizados tomando-se 4 gotas 4 vezes ao dia.

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.