por Equipe Horóscopo Virtual

Sintomas silenciosos da depressão

Nem tudo é o que parece. Às vezes, aquela pessoa que aparenta estar bem, na verdade, está se sentindo bem angustiada por dentro. É normal acreditarmos que precisamos manter as aparências e passar uma imagem de que estamos bem com a vida sempre, ainda mais em tempos de redes sociais — onde todos buscam uma imagem perfeita de si mesmo para passar para os outros.

Mas não podemos negar que existem momentos da vida que trazem sentimentos que nos levam para baixo e, por isso, precisamos de ajuda e buscar algo que nos levante e traga de volta o amor pela vida.

Para isso, o primeiro passo é reconhecer que você pode estar passando por um momento de depressão. Veja abaixo alguns sintomas silenciosos que podem indicar que você precisa de ajuda:

Sentimentos escondidos

Se você se sente de uma forma, mas, por motivos externos, tenta passar que sente outra coisa, isso não é um bom comportamento. As emoções e sentimentos precisam ser expressadas, e não guardadas em um canto escuro da alma. Quando elas acumulam, podem levar à depressão.

Feliz ou infeliz?

Pior do que sentir algo, é não ter certeza do que está sentindo por conta de uma sensação de inércia, de apatia. São momentos que você não sabe dizer se está feliz ou infeliz. A falta de movimento na vida emocional leva a esse estado, que é bem prejudicial para o seu bem-estar.

Se encher de compromissos

Uma das fugas inconscientes mais comuns que pessoas deprimidas fazem é fugir de seus sentimentos se atarefando em excesso. Essa é uma forma de se manter ocupado o dia todo e não parar para sentir o que está acontecendo de verdade.

Irritabilidade

Quando a pessoa se irrita fácil, por qualquer coisa, também pode ser um sinal de depressão. A agressividade desequilibrada é uma forma de ficar na defensiva e não mostrar o que realmente está sentindo por dentro.

Imprudência

Agir de forma imprudente e irresponsável também é uma maneira de esconder a depressão. É um comportamento que pode ser visto bastante em relação ao consumo de bebidas alcoólicas, drogas, apostas, sexo, direção imprudente e outros comportamentos que podem indicar um desejo inconsciente de autodestruição.

Raciocínio

Com depressão, o raciocínio também fica prejudicado. Isso pode se refletir em uma dificuldade de formular pensamentos claros e causar uma indecisão constante, até mesmo sobre coisas banais.

Menos motivação

Muitas atividades que antes eram prazerosas não despertam mais vontade. Isso pode ser um sinal de depressão. O passado é visto com uma nostalgia triste e não existe mais motivação para se engajar em atividades prazerosas.

Se você se identificou com alguns desses sintomas e desconfia que pode estar com depressão, não exite em procurar um psicólogo ou terapeuta. A depressão é uma doença e tem tratamento. Você pode melhorar, basta dar o primeiro passo que os próximos vão aparecer.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.