por Alex Nielsen

Tarólogo ou cartomante. Qual a diferença?

Muitos me perguntam qual a diferença entre um tarólogo e um cartomante. Bom, um cartomante, geralmente é aquele que pratica a cartomancia, ou seja, a leitura do baralho comum, no qual é interpretado o conjunto de cartas quando abertas na mesa para o consulente. Normalmente, o cartomante não estudou cada uma das cartas (não que essas cartas, individualmente, não tenham significado), mas aprendeu naturalmente, através de sua sensibilidade espiritual a entender a mensagem que as cartas mostram.

Já um tarólogo, é um profissional que estudou os significados das cartas, geralmente do Tarot clássico, que são 78 lâminas (Tarot de Marselha, Rider Waite...), mas também pode ter estudado outros tipos de Tarot, como o Cigano, dos Orixás, entre outros existentes no mercado. O Tarólogo, também utiliza de sua sensibilidade espiritual como auxílio nos seus trabalhos com seus consulentes.

Outro ponto que diferencia os profissionais é a sua forma de leitura. O Cartomante, geralmente será mais pontual com o “passado, presente e futuro”, sendo mais objetivo com as perguntas realizadas pelo consulente, já o Tarólogo, trabalha, não só com as mesmas previsões, mas com uma abordagem terapêutica, explanando mais os caminhos, mudanças e acontecimentos, dando um norte sobre o que é apresentado no jogo.

Ambos os profissionais têm a missão de passar a informação ao consulente, promovendo sempre, independentemente dos resultados das cartas, um caminho, um esclarecimento sobre a ocasião.

Existem muitos bons profissionais que trabalham com oráculos, mas devemos sempre tomar cuidado com o charlatanismo, pois muitas pessoas inescrupulosas se aproveitam do momento de carência de seu consulente para lhe tomar dinheiro, não que o trabalho não deva ser cobrado, o profissional deve ser remunerado pelo seu tempo, mas de forma equilibrada e justa, sem a ganância do homem interferindo.

Alex Nielsen

+ artigos

Tarólogo, sensitivo, terapeuta sistêmico e holístico, Mestre Reiki, escritor e palestrante motivacional, há mais de 13 anos. Ministra cursos e workshops nas mesmas áreas de atuação. Em seus trabalhos terapêuticos, utiliza a constelação sistêmica e o Tarot como ferramenta de apoio. Já atuou em vários meios de comunicação, e atualmente escreve para diversos portais com uma abordagem terapêutica.