por Instituto Ave Lux

Tecnologia e a saúde emocional comportamental no século XXI

Há mudanças cada vez mais rápidas no mundo ao nosso redor e, cada vez mais são criadas tecnologias que  estão ocupando mais do nosso tempo do que realmente deveriam.

Hoje, estamos com a onda da selfie mania, tudo está sendo exposto como um diário aberto, parecendo que todos querem seus 15 minutos de fama, ou melhor, seus 1000 likes em posts ou seguidores, no Facebook ou Instagram. Pessoas curtindo nota de falecimento, postando fotos entrando para uma cirurgia… Isso só para termos uma ideia!

Hello! Seria essa exposição demasiada realmente necessária? Será que nos perguntamos se esse excesso de individualismo tecnológico é saudável? Será que não perdemos a mão da coisa? Já presenciei situações extremas, de relações entre pais e filhos, maridos e esposas, irmãos se desenvolverem somente no formato digital,  famílias que já não se falam mais pessoalmente, não se encontram... Diálogos olho no olho, afetos e carinhos passaram a ser experiências ocasionais.

Essa distância tecnológica só tem acarretado uma sensação de solidão e abandono, um isolamento do convívio interpessoal. Mas são justamente as trocas afetivas que nutrem positivamente a nossa saúde emocional. E, aqui, te chamo a uma reflexão: quantos amigos você tem nas redes sociais? Com quantos você tem se encontrado pessoalmente?

Veja como esta forma de vida pode impactar na sua saúde como um todo:

CORPO MENTE EMOÇÕES COMPORTAMENTO
Dores de cabeça e nos olhos Preocupação excessiva  Perda de confiança Perda ou excesso de apetite
Tensão ou distensões musculares Linha de raciocínio confusa Ansiedade/alienação Propensão a acidentes
Infecções Avaliações distorcidas Irritabilidade Inquietude
Fadiga Indecisão Depressão Apatia sexual
Irritações na pele Negatividade Apatia Insônia
Falta de ar Pesadelos Medo/pânico Isolamento/ enclausuramento


A melhor saída sempre é a busca do equilíbrio, usar com sabedoria e parcimônia tudo o que a tecnologia pode nos oferecer, sem esquecer de termos uma vida emocional saudável, tendo convívio com amigos e familiares, fazendo passeios junto à natureza , visitando um parque, observando as arvores, o movimento das folhas balançando ao vento, sentindo o toque da água no corpo, o toque da areia nos pés, o cheiro de uma flor, trocas afetivas de palavras e sentimentos que só  o calor de um abraço e algumas palavras ditas olho no olho podem proporcionar.

Não é tão difícil assim e é só uma questão de atitude!

Faça da sua vida o lugar onde você gostaria de viver! Você pode é só querer!

Instituto Ave Lux

+ artigos

Robby Ares – Psicoterapeuta e diretor do Ave Lux

Psicoterapeuta, professor e pesquisador em Ciências Sagradas, entre elas o Hermetismo, a Kabalá, a Espiritualidade e a Filosofia. Participa e atua como palestrante e ministrante em cursos, seminários, congressos e workshops sobre desenvolvimento holístico (físico, psíquico emocional e mental), comportamental e quântico do Ser. A partir de sua formação, atua em diversas áreas do desenvolvimento humano, buscando orientar os que o procuram no trabalho de autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Shirley Aiko Fonseca – Terapeuta holística do Ave Lux

Terapeuta holística, desenvolve estudos personalizados em Radiestesia e Radiônica, com atendimentos individuais e empresariais. Produz trabalhos complementares com técnicas de Cromoterapia e Aromaterapia, sempre voltados à harmonização do indivíduo ou grupo, nos planos mental, emocional e nos ambientes familiares. Desenvolve também estudos em Reengenharia Mental.