por Ivete Costa

Terapia: Quais são os sinais de que pode ser a hora de agendar uma consulta?

Somos seres complexos, mutantes, inconstantes. Terapia não é para nos definir, concluir, rotular, “engessar”. Terapia é uma aventura em busca do nosso melhor, para ativar talentos, potenciais, possibilidades e virtudes adormecidas, encobertas pela rotina, pelo afastamento de nós mesmos.

Estamos passando por uma fase de muito estresse: Violência, mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as relações familiares enfraquecidas, o isolamento social. Sem contar com as questões pessoais: Dúvidas, inseguranças, medos, mudanças, etc. Tudo isso junto e misturado está provocando, em muitos de nós, o desânimo e a falta de motivação para a vida.

Toda essa reviravolta no mundo, nas relações, no clima, tem um propósito: Reencontrarmos o sentido e significado da vida, das relações. É um momento de crescimento, um chamado para a evolução individual e coletiva.

Se a colheita não está boa, é porque o plantio não foi o melhor. Ou ainda, que podemos melhorar as sementes e o plantio, para melhorar os resultados.

A primeira impressão é de caos. Caos interior e exterior. Diante do caos, tentamos fugir, angustiados, nos sentimos confusos e perdidos. Para onde ir? O que fazer? E agora? 
Coletivamente, podemos nos unir. Unir consciências afins, interesses comuns, visões voltadas para a mesma direção. A união nos torna mais fortes.

Individualmente, ou em grupo, a terapia pode ajudar a encontrar os caminhos interiores da transformação, os novos rumos, compreender melhor a si mesmo, seus pontos fortes e sua luz. Ressignificar o passado, aprender a lidar com a sombra e libertar-se de crenças e padrões de pensamentos desencadeadores da tristeza, baixa autoestima e medos.

A terapia não precisa, necessariamente, ser a longo prazo, tenho clientes que vêm para apenas algumas sessões ou para trabalhar uma questão pontual.

Quais são os sinais de que pode ser a hora de agendar uma consulta? 

Quando você está sentindo-se muito oprimido, com dificuldade de relaxar e encontrar soluções: Merece uma visita ao terapeuta. A terapia ajuda a relaxar, organizar as ideias e aliviar a tensão emocional, proporcionando uma visão mais clara do problema e das possíveis alternativas para solução;

Todos nós ficamos nervosos, tristes, ansiosos. A questão é a intensidade, a frequência e o quanto isso atrapalha ou prejudica seu rendimento profissional e suas relações;

Se a sua vida começa a se contrair é hora de procurar ajuda;

Você passou por um trauma e não consegue parar de pensar no assunto, causando insônia, dificuldade para relacionar-se, baixo rendimento, crises de ansiedade: Estes também são sinais de alerta;

Dores de cabeça constantes e inexplicáveis, má digestão, redução do apetite sexual ou baixa resistência: Pesquisas confirmam que o estresse pode se manifestar de forma oculta, com manifestações no corpo. Compreender melhor o seu momento atual e fortalecer o seu mundo interior irá ajudá-lo a lidar com os desafios;

Instabilidade emocional: Mau humor constante, pensamentos pessimistas, atitudes agressivas, isolamento, pouca concentração, falta de foco, baixo nível de vontade e motivação. Talvez esteja precisando rever conceitos, planos, relacionamentos. Resistir às mudanças causa alto índice de estresse;

Apatia: Se você está desiludido, achando que nada faz sentido, buscar terapia pode ajudar a clarear os pensamentos ou procurar uma nova direção e sentido para a vida;

Relacionamentos: Sentindo-se infeliz mesmo na presença de quem ama, sem entender por que? Antes que a relação se deteriore, busque ajuda!

Amigos, clientes, chefe, familiares: Quando as pessoas próximas ou que convivem conosco diariamente começam a se preocuparem e notarem que estamos mais distantes, dispersos, tristes ou “diferentes”, é um sinal de alerta.

Quanto mais cedo procurar ajuda, mais fácil será encontrar-se.

Terapia é isso: Uma pausa para você, um momento para organizar os pensamentos e as emoções, conhecer-se melhor, aliviar as tensões, definir metas, melhorar os relacionamentos, trazer mais leveza e espontaneidade para a vida. Um espaço sagrado para entrar em contato com seu centro, sua alma, sua luz.

Ivete Costa

+ artigos

Consultora em Gestão de Pessoas com especilização em Life Coaching – Sistema ISOR, Psicossíntese, Terapia Cognitivo-Comportamental e Constelação Familiar.